Rio Grande do Sul

LUTO

Fundador da Ong Somos, Alexandre Böer faleceu nesta segunda (21), em Porto Alegre

Ativista foi um dos primeiros coordenadores de políticas públicas para LGBTI+ no Brasil 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Alexandre foi um dos idealizadores do programa Brasil sem Homofobia, executado pelo governo federal em 2004 - Divulgação

Artista, ator, diretor de teatro e patinador, Alexandre Böer, fundador da Ong Somos, faleceu na manhã desta segunda-feira (21), em Porto Alegre. Reconhecido como um dos mais importantes ativistas da causa LGBTI+ no país, com atuação política internacional, o ativista, de acordo com a Ong, teve uma parada cardiorrespiratória. Ele tinha 57 anos.

Alexandre foi um dos primeiros coordenadores de políticas públicas para LGBTI+ no Brasil e o primeiro diretor de uma pasta voltada ao tema em Porto Alegre. Foi um dos criadores da setorial LGBTI+ do PT e atualmente estava filiado ao PSOL. Foi um dos idealizadores do programa Brasil sem Homofobia, executado pelo governo federal em 2004. Também foi militante do movimento de Luta contra o HIV/Aids, tendo participado do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (Gapa/RS). Como funcionário público, dirigiu os teatros Renascença e Álvaro Moreyra no Centro Municipal de Cultura e o Teatro de Câmara Túlio Piva.

Além de fundador da Somos, que neste ano completa 20 anos, Alexandre também coordenou projetos na temática da comunicação, acesso à direitos da população LGBTI+ e um núcleo de comunicação do PSOL. Como jornalista, escreveu livros, dirigiu produções audiovisuais e se dedicava à divulgação artística. 

“Alexandre era um filho afetuoso, que dedicou amor até os últimos minutos da vida da mãe Marisa. Ela era uma grande apoiadora do filho e da Somos. Uma das histórias que sempre contava, era de quando a mãe foi até um programa de rádio falar sobre a importância de mães apoiarem os filhos LGBTI+. Nos dói demais saber que alguém que carregava tanta história e afeto nos deixa. Nossos sentimentos a toda a comunidade, amigos e familiares”, afirmou a Ong em nota divulgada nesta segunda-feira.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira