Rio de Janeiro

Coluna

Prato cheio | Aconchego em forma de comida: conheça a receita do caldo indiano

Imagem de perfil do Colunistaesd
O curry é uma preparação parecida com o famoso ensopado - Divulgação
Prato pode ser feito com diversos ingredientes, vegetais, carnes, jaca e até coração de bananeira

Aqui está a receita prometida do caldo temperado, o famoso curry. Essa preparação pode ser feita com diversos ingredientes – vegetais, carnes, jaca verde e até coração da bananeira. O importante é estar bem nutritivo e saboroso, com nosso tempero de curry caseiro.

Leia também: Prato cheio | Aprenda a fazer curry, tempero indiano conhecido pela picância

O curry é uma preparação parecida com o famoso ensopado. Lembro que minha mãe vira e mexe misturava alguns ingredientes com um molho, geralmente de tomate, e eu gostava muito de ter algo molhadinho no prato para misturar ao arroz ou a farofa. Aliás, a culinária do Brasil tem muitas similaridades com a Índia, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, o que pode explicar porque as preparações indianas nos caem tão bem.

Estamos entrando em uma estação do ano de características fria, seca e que aumenta nossa fome. A receita de curry por ser um caldo, temperado com especiarias quentes e com ingredientes diversos é uma opção perfeita para os dias de inverno que estão chegando – o caldo para diminuir a secura, os temperos para aquecer nosso corpo e os ingredientes nutridores, como o leite de coco e a batata doce, para dar conta das nossas necessidades vitais.

Se puder comer em uma cuia para deixar a mão quentinha, fica mais perfeito ainda. É um aconchego em forma de comida.

Não é a toa que procuramos comidas mais gordurosas e pesadas nessa época. De forma resumida, no Ayurveda o aumento da nossa fome é explicado pela concentração de calor no nosso corpo, como uma forma de equilibrar a temperatura baixa do ambiente. Aumentamos nosso calor interno e, portanto, nossa digestão fica muito mais ativa.

Aproveitem essa preparação tão perfeita e prática para os dias de frio e faça sua própria mistura de ingredientes.

CURRY DE GRÃO DE BICO

Ingredientes:

1 couve-flor ou brócolis pequenos (aproveitar parte das folhas e os talos mais finos);
1 batata doce média;
1 cebola;
1 pedaço de gengibre médio;
2 tomates pequenos;
2 colheres de sopa de óleo de coco;
200ml de leite de coco;
300g de grão de bico cozido;
1 colher de sopa de pó de curry.

Modo de preparo:

Descasque a cebola e corte em cubos pequenos; faça o mesmo com o gengibre ou, se preferir, rale.

Em uma panela, aqueça o óleo de coco e refogue a cebola com gengibre. Adicione o pó de curry e misture. Coloque os tomates picados em cubos médios, na mesma panela, misture e deixe cozinhar em fogo baixo e com a tampa.

Enquanto isso, corte a couve-flor ou o brócolis em pedaços médios – destaque as flores para ter pedaços de tamanhos diferentes. Lave e corte a batata doce, com casca, em cubos médios. Misture tudo na mesma panela do refogado. Acrescente o leite de coco e sal. Tampe e deixe cozinhar entre 10-20 minutos. Se for necessário, acrescente um pouco de água.

Quando os legumes estiverem macios, acrescente o grão de bico já cozido e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sempre com a panela tampada.

Finalize com folhas de coentro ou salsinha e sirva em uma cuia ou como acompanhamento de arroz ou farofa.

Edição: Mariana Pitasse