Rio de Janeiro

VOLTA ÀS AULAS

Governo do Rio autoriza ensino híbrido na rede estadual em 41 municípios

Apenas cidades com bandeiras de risco para covid-19 laranjas, amarelas e verdes estão autorizadas para o retorno

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As escolas deverão realizar as adequações necessárias para receber os estudantes - Foto: Divulgação/ Gov. do Rio

O ensino híbrido nas escolas estaduais do Rio de Janeiro de 41 municípios será retomado entre hoje (14) e sexta-feira (18). Na capital, 259 unidades escolares têm autorização para o retorno. Cidades como Niterói, São Gonçalo, Araruama, Petrópolis, Nova Friburgo, Maricá e Belford Roxo, estão aptas para o retorno também.

De acordo com o governo do estado, a escolha das cidades que estão aptas para receber aulas presenciais na rede estadual de ensino se deu pelo sistema de monitoramento de risco de contágio pela covid-19, apenas os municípios com bandeiras de risco laranjas, amarelas e verdes estão autorizados.

Leia mais: Deputados aprovam "homeschooling" e RS poderá ser 1º estado a autorizar modalidade

Para o ensino fundamental, as escolas devem trabalhar com capacidade reduzida de alunos de 50% (bandeira laranja) e 75% (bandeira amarela). Caso o município esteja em bandeira verde, a escola pode receber sua capacidade total de alunos. Para o ensino médio, as capacidades são de 40% e 60% para as bandeiras laranja e amarela, respectivamente.

As escolas deverão realizar as adequações necessárias ao seu plano de ação em vigor, de acordo com o planejamento alternativo previamente elaborado pelo estabelecimento de ensino. 

Segundo a medida, caberá às direções a organização das atividades presenciais, observando a sua realidade, considerando o projeto pedagógico da unidade escolar, os docentes disponíveis, o distanciamento social e os protocolos sanitários. Contudo, a decisão final pelo retorno às atividades presenciais caberá aos responsáveis dos estudantes, em caso de adolescentes, e aos alunos maiores de idade desses municípios. 

Leia mais:  Congresso derruba veto de Bolsonaro a projeto que garante internet na educação básica

As unidades das demais 51 cidades permanecerão com ensino exclusivamente remoto e funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos. 
 
De acordo com o documento, em caso de bandeiras vermelha e roxa, as unidades escolares da rede pública estadual funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos. As aulas, nesses casos, acontecerão somente de forma remota. 

Confira os municípios aptos para o retorno com ensino híbrido: Niterói, São Gonçalo, Araruama, Areal, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Petrópolis, Pinheiral, Porciúncula, Porto Real, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São João de Meriti, Saquarema, Tanguá, Três Rios, Vassouras e Volta Redonda. 

Edição: Jaqueline Deister