Rio de Janeiro

Sem mortes?

Dados oficiais do Rio mostram domingo sem registro de novas mortes por covid

Apesar dos números do final de semana, média móvel de óbitos está em 67 mortes por dia e 1.376 casos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em finais de semana ou feriados prolongados, é comum o atraso na divulgação dos dados, o que pode afetar um balanço dos números da pandemia - Reprodução

No último domingo (6), a cidade do Rio de Janeiro não registrou novas mortes por covid-19, segundo dados da Secretaria estadual de Saúde (SES). No entanto, vale lembrar que em finais de semana ou feriados prolongados, é comum o atraso na divulgação dos dados, o que pode afetar um balanço dos números da pandemia.

Leia também: Bolsonaro recusou vacina da Pfizer pela metade do preço pago por outros países

Apesar dos dados mostrarem que não foram registradas novas mortes na capital, a média móvel de óbitos está em 67 mortes por dia e 1.376 casos. Com os números do último domingo, a média móvel de mortes apresenta uma redução pelo 11º dia seguido, sendo 27% menor que há duas semanas.

A análise feita pelo jornal Extra foi elaborada a partir dos dados do levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de saúde.

O cálculo corresponde a uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para avaliar a tendência dos dados. 

Nesse sentido, o estado do Rio também apresenta redução na média móvel de mortes por covid-19. No último domingo, foram divulgadas 24 mortes e 1.190 novos casos de covid. Ao todo, já são 884.550 infectados e 51.532 vítimas da doença desde o início da pandemia, em março do ano passado.  Em todo território fluminense, há ocupação de 83% nos leitos de UTI, segundo dados da SES.

Edição: Mariana Pitasse