Rio Grande do Sul

AGROECOLOGIA

Semana dos Orgânicos no Vale do Rio Pardo e Taquari é marcada pela diversidade

Durante 10 dias agricultores, pesquisadores, ativistas, políticos e técnicos participaram da atividade da AAVRP

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O debate foi construído a partir de experiências concretas de agricultores/as familiares camponeses na produção de alimentos de base agroecológica e entidades que vem intermediando essa produção - Reprodução

Entre os dias 25 de maio a 3 de junho aconteceu a Semana dos Alimentos Orgânicos da Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP). Durante 10 dias, um conjunto expressivo das entidades e organizações da região do Vale do Rio Pardo e Taquari debateram a importância da Segurança a Alimentar Nutricional e a necessidade de superação da fome no mundo. 

O debate foi construído a partir de experiências concretas de agricultoras e agricultores familiares camponeses na produção de alimentos de base agroecológica. Bem como de entidades que vêm intermediando essa produção até o consumo das pessoas, via projetos, feiras e experiências de comercialização.

De acordo com os organizadores, foram nove atividades articuladas, realizadas virtualmente, com ampla participação. O evento contou com a participação de 31 painelistas, entre agricultores/as, pesquisadores, ativistas, políticos e técnicos, numa diversidade de entendimentos e de práticas, próprias da agroecologia - desde a produção de alimentos, passando pela comercialização, até o consumo das pessoas, especialmente em vulnerabilidade social.

O evento, nos seus 10 dias, teve mais de 1.000 conexões online e ao vivo, e cerca de 1.200 participações. “Essa diversidade foi garantida com a representação de aproximadamente 60 entidades das mais diversas matrizes, sendo a maioria ligadas a agroecologia, com pessoas de aproximadamente 60 municípios do Brasil envolvidos, de 10 estados brasileiros. Numa amplitude importante, dado a urgência dessa pauta, a fome”, destaca a organização do evento. 

Para o professor João Paulo Reis Costa, um dos coordenadores da AAVRP e do evento, foram dias de importantes reflexões urgentes no que tange à questão da fome na região e no mundo. “Principalmente de evidenciar práticas e vivências em agroecologia no Vale do Rio Pardo e Taquari, que vêm contribuindo decisivamente para a boa alimentação da população urbana sobretudo. É o compromisso dessas entidades e organizações com a agroecologia, que entendemos cada vez mais ser uma estratégia de saúde pública”, ressalta.

A Semana dos Alimentos Orgânicos contou com as 24 entidades que compõem a AAVRP, ainda com a parceria da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e com o apoio ainda do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (CONSEA/RS) e da Comissão de Produção Orgânica do RS (CPOrg/RS).

Sobre a AAVRP

A Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP) foi fundada em outubro de 2013 e congrega hoje 24 entidades/organizações da região que trabalham com Agroecologia, que se reúnem uma vez por mês para tratar das agendas da agroecologia na região. Nesses quase oiyo anos, vem organizando, no primeiro semestre, a Semana dos Alimentos Orgânicos, e no segundo semestre, o Seminário Regional de Agroecologia, entre outros eventos sobre agroecologia na região.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira