Rio de Janeiro

Barreira sanitária

Rio instala barreiras sanitárias em voos com origem na Índia a partir desta terça

Medida acontece após passageiro vindo do país asiático entrar no estado sem resultado do PCR; cepa indiana é confirmada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo a SES, uma equipe da Anvisa estará "atuando 24h de prontidão para realizar testes de antígeno nos passageiros" vindos da Índia - NELSON ALMEIDA / AFP

A partir desta terça-feira (1º), a Secretaria estadual de Saúde (SES) anunciou que vai incluir barreiras sanitárias nos aeroportos Galeão e Santos Dumont no desembarque dos voos que chegam da Índia. 

Há cerca de uma semana, um passageiro entrou no Rio de Janeiro mesmo sem o resultado do exame para covid-19. Morador de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, veio do país asiático e acabou tendo diagnóstico confirmado para a cepa indiana do vírus na última quarta-feira (26) pelo Instituto Adolfo Lutz, ligado ao governo de São Paulo. 

Leia também: Cepa indiana e aumento de casos acendem alerta para terceira onda no Brasil

O caso foi o primeiro registrado em solo brasileiro. No Maranhão, a variante já havia sido identificada em meados de maio, no entanto, na tripulação de um navio cargueiro. Os seis tripulantes identificados com a variante indiana não desembarcaram e permaneceram em quarentena.

De acordo com a SES, a partir desta terça (1º), uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estará "atuando 24h de prontidão para realizar testes de antígeno nos passageiros" dos voos vindos da Índia. O exame será obrigatório e quem testar positivo será isolado em um hotel na cidade até realizar novos testes RT-PCR, cujas mostras serão encaminhadas para sequenciamento genômico e identificação da variante. 

Além disso, a Superintendência de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (SIEVS), da SES, vai monitorar passageiros que estiverem em isolamento, assim como possíveis contatos.

Monitoramento 

Após a confirmação da infecção de um morador de Campos dos Goytacazes com a cepa indiana da covid-19, outras 15 pessoas estão sendo monitoradas na cidade. Segundo a prefeitura da cidade, 12 são funcionários do hotel onde o homem de 32 anos ficou hospedado.

Dos outros três, dois são trabalhadores que estavam no mesmo voo, que veio da Índia, e um terceiro é um morador que retornou à cidade na última sexta. Nenhum dos monitorados apresentou sintomas de coronavírus até aqui.

À imprensa, a Prefeitura de Campos explicou que "todos os monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Campos) seguem assintomáticos, entretanto, todos os protocolos sanitários preconizados pelo Ministério da Saúde para evitar a disseminação e contaminação pelo coronavírus estão sendo seguidos".

Edição: Mariana Pitasse