Rio de Janeiro

Coluna

Prato cheio | Aprenda a fazer curry, tempero indiano conhecido pela picância

Imagem de perfil do Colunistaesd
A palavra curry é derivada da palavra kare, que significa “caldo temperado” - Divulgação
Foi através dos colonizadores europeus que o curry se tornou esse tempero em pó que conhecemos hoje

O que faz um alimento ganhar novos sabores são os temperos escolhidos. Os temperos também ajudam a aquecer ou esfriar o corpo, além de nos fazem viajar por outros países e regiões através do paladar. No mundo todo o tempero indiano ficou conhecido por ser picante e deixar em chama a boca e o corpo dos desavisados. Um desses temperos mais conhecidos é o curry, uma mistura de especiarias, que também dá o nome a um tipo de caldo.

A palavra curry é derivada da palavra kare, que significa “caldo temperado”. Foi através dos colonizadores europeus que o curry se tornou esse tempero em pó, do jeito que conhecemos hoje. Pelo conhecimento popular é dito que cada família tinha um curry pra chamar de seu, de acordo com as especiarias escolhidas para o caldo. Os curries são diferenciados dependendo da região da Índia onde são preparados.

No Japão e Tailândia também é possível encontrar outros tipos de curries, cada um com sua particularidade.

As especiarias já serviram como moeda de troca e valeram mais que ouro, mas acabaram sendo trocadas por cubinhos de temperos prontos, sal e glutamato monossódico no decorrer do avanço da industrialização e lutas políticas no Brasil. No entanto, é indiscutível a qualidade de sabor e bem-estar que os temperos naturais oferecem pra nós.

Além de ser gostoso, os temperos (frescos ou secos) apresentam propriedades terapêuticas, que auxiliam na nossa busca de uma vida mais saudável.

Quando comecei a estudar Ayurveda fiquei ainda mais próxima das especiarias e plantas medicinais. Resolvi então começar a produzir e vender massalas – termo dado para a mistura de condimentos. Cheguei a uma receita de curry muito gostosa e versátil, que ajuda a esquentar o corpo, favorecer a digestão e saborear mais a vida, que, convenhamos, não tá fácil.

Uma dica: preparem essa receita para que no próximo texto vocês consigam preparar o curry, o caldo temperado, do zero.

CURRY CASEIRO

Ingredientes

Para 100g de tempero:

Cúrcuma em pó – 2 colheres (sopa) / 30g;

Gergelim em grão – 1 colher (sopa) / 15g;

Pimenta do reino em grão – 2 colheres (chá) / 10g;

Pimenta da Jamaica em grão – 2 colheres (chá) / 10g;

Semente de Feno grego – 3 colheres (café) / 7g;

Semente de Coentro – 3 colheres (café / 7g;

Canela em casca (“pau de canela”) – 3 colheres (café)  / 7g;

Semente de Cardamomo – 3 colheres (café) / 7g.

Modo de preparo

Sempre dê preferência em comprar os temperos inteiros (ex: grãos, sementes, casca), ao invés do pó. Assim você garante as propriedades terapêuticas e o sabor por mais tempo.

Nesse caso, faça da seguinte forma:

Aqueça uma frigideira ou uma panela rasa, sem qualquer tipo de óleo ou gordura. Em fogo baixo, coloque todo os ingredientes duros (grãos, sementes e casca) e mexa para não queimar. Quando começar a sentir o cheiro dos temperos mais forte, desligue o fogo;

Em seguida, coloque os temperos no liquidificador, ou use um pilão, para triturar. Triture até o ponto que desejar – quanto mais fino, mais fácil de misturar nas preparações; misture a cúrcuma em pó com o restante dos ingredientes.

Guarde o curry em um pote de vidro com tampa, longe de umidade.

Ou, caso compre os ingredientes em pó:

Misture todos os temperos e aqueça-os em uma panela ou frigideira, em fogo baixo. Esse processo é bem mais rápido quando os ingredientes estão em pó, cuidado para não queimar!

Desligue o fogo quando o cheiro começar a subir. Espere esfriar antes de guardar no pote de vidro.

Sempre que for usar, aqueça a quantidade desejada da mesma forma (sem óleo), antes mesmo refogar ou cozinhar.

Edição: Mariana Pitasse