Pernambuco

PROTESTO

Cidades pernambucanas terão atos #ForaBolsonaro neste sábado (29)

Confira as orientações de prevenção contra a covid-19 nos atos de rua e local e horário de concentração nas cidades

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Organizações estão marcando atos públicos, mas que sejam respeitadas medidas como o uso de máscaras e manifestações em locais abertos
Organizações estão marcando atos públicos, mas que sejam respeitadas medidas como o uso de máscaras e manifestações em locais abertos - Joana Berwanger/Sul 21

Neste sábado (29), diversas cidades em todo o país realizarão atos pelo fim do governo de Jair Bolsonaro. Pontuando que hoje a falta de ação de governo no combate à pandemia é o que deixa o coronavírus ainda mais letal, as organizações estão marcando atos públicos, mas que sejam respeitadas medidas como o uso de máscaras e manifestações em locais abertos, já que é cientificamente comprovado a menor transmissão do vírus ao ar livre.  

No estado, a articulação para o ato está sendo feita por diversas centrais sindicais, a exemplo da CUT Pernambuco e pelos movimentos populares que integram as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e a Campanha Fora Bolsonaro.

Cidades

No Recife, a concentração está marcada para às 9h, na praça do Derby. De lá, haverá uma caminhada em fila indiana até a pracinha do Diário, no centro da cidade. 

Em Garanhuns, um ato político cultural virtual será realizado através do Youtube e do Facebook do Centro de Formação Paulo Freire e da Frente Brasil Popular PE. A decisão do ato virtual das organizações está embasada no colapso das unidades de saúde no Agreste pernambucano. Em Caruaru o ato foi cancelado pela mesma razão. 

Em Petrolina, a concentração será na Praça Maria Auxiliadora, onde fica a Catedral da cidade, também a partir das 9h. 

Combatendo o coronavírus

A Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares divulgou um pequeno guia de segurança sanitária, contendo 9 medidas de segurança que devem ser observadas por todos aqueles que participarão dos protestos de rua:

1. As manifestações devem ser feitas SEMPRE em local aberto e bem ventilado

2. Manter distanciamento de 2 metros entre manifestantes.

3. Uso de máscara deve ser obrigatório, de preferência, PFF2/N95 ou máscara cirúrgica embaixo da máscara de pano. Sempre *bem ajustadas no rosto*, sem vazamentos.

4. Recomendamos as entidades sindicais e movimentos sociais que puxam as manifestações que forneçam máscaras adequadas àqueles que não possuem.

5. Muito importante pensar no deslocamento até o ato. Preferir transportes com janelas abertas e usar máscara o tempo todo.

6. Não deve haver abraços ou beijos. Evitar compartilhar objetos pessoais, água e alimentos.

7. Lavar as mãos ou *utilizar álcool em gel sempre que for tocar nos olhos, boca, nariz ou na máscara*.

8. Leve máscaras extras para outras pessoas que necessitam.

9. Não devem participar as pessoas com sintoma suspeito de Covid-19 ou teste positivo, ou ainda que tiveram contato com pessoas com sintomas ou teste positivo. Exemplos de sintomas: Tosse, Febre, Cansaço, Dor de cabeça, Coriza, Congestão nasal, Dor de garganta, Perda de olfato ou paladar, Falta de ar e Diarreia.

 

Edição: Vanessa Gonzaga