Rio Grande do Sul

Memória

Comissão Camponesa da Verdade lança livro com resgate de lutas no campo brasileiro

Lançamento virtual do livro será nesta terça-feira (25), às 19h, nos canais da Rede de Estudos Rurais e do PPGMADER/UNB

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A proposta do ato é reunir organizações sociais do campo para discutir propostas para fortalecer a justiça de transição para as vítimas de violações nas áreas rurais brasileiras - Divulgação

Nesta terça-feira (25), às 19h, a Comissão Camponesa da Verdade (CCV) realiza o lançamento do livro "Lutas, Memórias e Violações no Campo Brasileiro: Conflitos, Repressão e Resistências no Passado e no Presente", organizado pelo professor da UnB Sérgio Sauer, a partir de um trabalho coletivo dos(as) integrantes da própria CCV.

Na ocasião, também será debatida a continuidade das lutas por justiça e reparação nas áreas rurais. O evento contará com a participação de representantes de movimentos sociais e sindicais do campo, das águas e da floresta, além do Ministério Público Federal (MPF).

A proposta do ato é reunir organizações sociais do campo para discutir propostas para fortalecer a justiça de transição para as vítimas de violações nas áreas rurais brasileiras.

Segundo o professor na Faculdade UnB de Planaltina (FUP/UnB) Sérgio Sauer, o livro é uma obra conjunta em vários sentidos. “É conjunto não só porque reúne trabalhos e pesquisas de mais de uma dezena de pesquisadoras/es, mas também porque resgata ou presentifica lutas de muitas pessoas e grupos do campo, especialmente pessoas que sofreram e resistiram às agruras da ditadura militar”, destaca.

Com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (Mader), Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT), Sauer afirma que o livro tem como base as lutas e mobilizações das Ligas em Pernambuco e do Master no Rio Grande do Sul.

“O livro presentifica lutas, resistências e repressão em vários estados brasileiros. Longe de esgotar os casos ocorridos nos anos de repressão, atualiza memórias e histórias camponesas, que não podem ser esquecidas. Parafraseando Quintana, ‘o passado não reconhece o seu lugar; está sempre presente’, o livro reúne vários trabalhos que presentificam lutas, memórias e histórias camponesas!”

A atividade de lançamento será transmitida através dos canais da Rede de Estudos Rurais e do PPGMADER/UNB.

Quem quiser receber certificado deverá se inscrever neste link.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko