Minas Gerais

DEMOCRATIZAÇÃO

Sindicato e FNDC promovem live sobre os novos rumos da Itatiaia

Debate terá a participação de Nair Prata (UFOP), Alice Maciel (Agência Pública) e Eliara Santana (Manchetômetro)

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
A transmissão será pelos canais do Facebook e Youtube das entidades. - Créditos da imagem: Divulgação

Os impactos da compra da Rádio Itatiaia pelo empresário Rubens Menin serão debatidos na próxima terça-feira (25) às 19h em um bate papo ao vivo promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e o Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC). A transmissão será pelos canais do Facebook e Youtube das entidades.

O debate terá a participação da professora da pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Nair Prata. Doutora, ela é pesquisadora de rádio e tem 20 livros publicados, além de dezenas de artigos em jornais e revistas científicas. Prata vai contar um pouco sobre a Rádio Itatiaia e o que a emissora representa.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A repórter investigativa Alice Maciel, da Agência Pública, falará sobre o perfil que escreveu do empresário Rubens Menin. Alice é mineira e recentemente se mudou para Brasília para apurar os bastidores do poder para Agência Pública.

A pesquisadora de mídia, Eliara Santana, fará uma análise sobre o significado da negociação e os aspectos políticos e impactos para comunicação. Eliara é doutora, especializada em análise do discurso e pesquisadora associada do Manchetômetro (website de acompanhamento da cobertura midiática da UERJ), além de fazer uma análise crítica diária sobre as edições do Jornal Nacional, da TV Globo, que publica também em formato podcast em parceria com o Brasil de Fato.  

Para Amélia Gomes, que é diretora do SJPMG e do FNDC, os comunicadores que militam pela mídia livre precisam estar atentos às movimentações do setor. "A Itatiaia tem peso decisivo na formação de opinião no estado e essa mudança na empresa em muito nos diz respeito", afirma.

Edição: Elis Almeida