Rio Grande do Sul

Saúde

Semana da Enfermagem encerra com luta pelo piso salarial nacional da categoria

Em Porto Alegre, houve carreata para mobilizar a sociedade por projeto de lei que estabelece remuneração mais justa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Carreata da enfermagem em Porto Alegre defende piso salarial e jornada de 30 horas - Reprodução

O sábado (22) encerrou a Semana da Enfermagem com uma mobilização pela luta do piso nacional da enfermagem, além da jornada de 30 horas semanais. A luta nacional pela aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2564/2020 teve uma carreata pelas ruas de Porto Alegre, que começou com uma concentração no Largo Zumbi dos Palmares, onde foi realizado um ato simbólico com falas das entidades sindicais, além de representações de parlamentares que apoiam a pauta.

Segundo informa a Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT-RS), a carreata foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindisaúde-RS), Sindicato dos Enfermeiros (Sergs), o Conselho Regional de Saúde (Coren-RS), o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e a Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc).

Informa também que o trajeto percorrido durou cerca de três horas, passando em frente aos hospitais da Santa Casa, Beneficência Portuguesa, Presidente Vargas, Femina, Moinhos de Vento, Cristo Redentor, GHC, Independência, São Lucas da PUC, Clínicas, Ernesto Dorneles, Cardiologia e Mãe de Deus.

O presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesian, declarou que a luta pelo piso da categoria e o estabelecimento da jornada de 30 horas semanais é antiga. “Estamos pedindo algo que é justo. Quem sabe a pandemia sirva para o reconhecimento da enfermagem”, apontou. Ele destacou ainda que a expectativa da categoria é de que o projeto seja votado nas próximas semanas no Senado.

Julio também informou que o senador Paulo Paim (PT-RS) já declarou posição favorável ao projeto, da mesma forma que o senador Lasier Martins (Podemos-RS). Porém, o dirigente sindical afirma haver dificuldades em encontrar apoio do senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que tem se posicionado ao lado dos empresários da saúde.

*Com informações da CUT-RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.


 

Edição: Marcelo Ferreira