Rio de Janeiro

INQUÉRITO

Polícia Civil do RJ não tem isenção para investigar 28 mortes no Jacarezinho, diz MPF

Para GT, caso não pode terminar como o da tragédia de Nova Brasília, quando Brasil foi condenado em Corte Internacional

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Investigação conduzida pela Polícia Civil, que esteve envolvida na operação, deve ser arquivada, afirma grupo do MPF - Voz das Comunidades

Após constatar que a operação policial no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no último dia 6, teve indícios de execução sumária e adulteração de cenas de crime, um grupo de trabalho (GT) de defesa da cidadania, no Ministério Público Federal (MPF), recomendou que a investigação das 28 mortes seja conduzida sem a interferência da Polícia Civil do estado.

Leia mais: Boletins médicos de Jacarezinho indicam extermínio policial, não mortes em confronto

Com isso, o GT recomendou que, para evitar caso de impunidade como foi a investigação da Polícia Civil sobre execuções sumárias em incursões policiais na favela Nova Brasília, entre 1994 e 1995, o Ministério Público do Estado (MP-RJ) conduza a investigação de forma independente, com apoio da Polícia Federal.

“A ausência de preservação das cenas de crime e a apresentação de pouco mais de 20 armas para perícia, em uma operação que contou com 200 agentes, já revelam, por si só, um descompromisso com a busca da verdade real”, destacou o grupo no documento encaminhado ao procurador-geral de Justiça Luciano Mattos.

Para o grupo de trabalho, a investigação independente não deve se valer de provas produzidas no inquérito da Polícia Civil sobre a operação que deixou 27 civis e um policial mortos. Na avaliação dos especialistas de instituições civis e do sistema de justiça que compõem o GT, o inquérito da Polícia Civil deve ser arquivado.

“Entendemos que deve haver uma única investigação a ser implementada pelo MP-RJ com o auxílio da Polícia Federal. Entendemos que todas as provas devem ser produzidas de forma autônoma pelo Ministério Público, tanto provas testemunhais quanto materiais, quando possível, inclusive, realizando-se por órgão técnico independente as perícias diretas e indiretas necessárias", diz o documento.

Leia também: Estado do Rio de Janeiro é condenado por morte de dançarino do "Esquenta"

O grupo do MPF acrescentou que rejeita a repetição do roteiro da apuração da tragédia de Nova Brasília, responsável por condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Edição: Eduardo Miranda