COVID-19

Pelo Maranhão, variante indiana da covid-19 chega ao Brasil e acende alerta

Cepa foi detectada em tripulantes de navio indiano com destino ao estado, mas proibido de atracar

Brasil de Fato | Imperatriz (MA) |

Ouça o áudio:

Caso foi confirmado durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (20) - Adriano Soares/ TV Mirante

Na manhã desta quinta-feira (20) foi registrado no Maranhão o primeiro caso da variante indiana do coronavírus no país. A informação foi confirmada por Carlos Lula, Secretário de Saúde do estado e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A variante foi encontrada em tripulantes indianos que estavam a bordo do navio MV Shan2dong da Zhi, com destino ao Porto do Vale, no litoral maranhense. Em rede social, o governador Flávio Dino esclarece que o navio não chegou a atracar no estado. Segundo ele, uma equipe foi ao local por via aérea, e ao retornar, se mantém em isolamento.


Secretário de Saúde do Estado reforça que tripulantes estão isolados e trabalhadores sob monitoramento. / Reprodução

Também em rede social, o secretário Carlos Lula informa que os profissionais que tiveram contato com os pacientes estão sendo monitorados e testados. Além disso, foi iniciada a vacinação dos trabalhadores da região portuária.

O navio foi inspecionado por via aérea no último domingo (16) para avaliação clínica dos tripulantes, após um dos tripulantes, um homem de 54 anos, ter sido encaminhado de helicóptero a um hospital particular da capital, São Luís, no sábado (15), com sintomas da covid-19.

A partir daquele momento, toda a tripulação do navio foi colocada em quarentena e o navio segue proibido de atracar no porto maranhense. O paciente internado no primeiro momento segue em quadro estável e os demais, sob isolamento e monitorados.

Segundo nota do governo do estado, durante a inspeção foram coletadas 23 amostras do tipo PCR, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas sintomáticas. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA), que atestou positivo para todas as 23 amostras coletadas.

O Instituto Evandro Chagas, que faz o estudo genômico das amostras, detectou a variante indiana B.1.617 em 6 das 15 amostras estudadas até o momento. 

Este é o primeiro caso de registro da variante indiana no Brasil, denominada variante B.1.617.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a variante está sendo classificada como um tipo digno de preocupação global, considerando especialmente a crise enfrentada nos últimos meses pela Índia.

A variante tem seus primeiros registros na Índia entre outubro e dezembro de 2020, mas desde o final de abril, o país enfrenta seus piores momentos desde que a pandemia começou, com recordes nos números de infectados e óbitos pela Covid-19.Nesta semana, a Índia ultrapassou os 25 milhões de infectados, enquanto o Brasil tem pouco menos de 16 milhões de casos registrados. 

Apesar de poucos estudos acerca da variante, virologistas avaliam que as alterações genéticas do vírus melhoram a sua capacidade de transmissão e permitem que ele consiga invadir nosso organismo com mais facilidade, o que causa uma preocupação global.

Edição: Rodrigo Durão Coelho