Rio de Janeiro

Repercussão

Possibilidade de UFRJ fechar as portas catalisa reação e agenda de protesto

Estudantes, pesquisadores e parlamentares apontam a responsabilidade do governo Bolsonaro pela crise nas universidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A reitora destacou no texto que entre os serviços afetados estão as pesquisas de duas vacinas nacionais contra a covid-19 - Mauro Pimentel/ AFP

Na noite da última segunda-feira (10), um artigo assinado pela reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, publicado pelo jornal O Globo, apontou que a instituição corre risco de fechar as portas por dificuldades financeiras. 

“A UFRJ fechará suas portas por incapacidade de pagamento de contas de segurança, limpeza, eletricidade e água. O governo optou pelos cortes, e não pela preservação dessas instituições. A Universidade nem sequer pode expandir a arrecadação de recursos próprios, pois não estará garantida a autorização para o gasto. A Universidade está sendo inviabilizada”, diz trecho do artigo.

Leia também: Universidades do RJ se unem em pesquisas para combate à pandemia da covid-19

A reitora ainda destacou no texto que entre os serviços afetados estão as pesquisas de duas vacinas nacionais contra a covid-19 que ocorrem em laboratórios da UFRJ e se encontram em testes pré-clínicos.

Com a circulação da notícia, houve uma intensa repercussão nas redes sociais. No Twitter, posts de estudantes, pesquisadores e parlamentares apontam a responsabilidade do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) pela crise nas universidades públicas, como afirmou a antropóloga Débora Diniz.

 

Já a deputada estadual Dani Monteiro (Psol) apontou relação entre o corte de verbas nas universidades públicas ao mesmo tempo em que Bolsonaro é denunciado por esquema de corrupção.

 

O deputado federal Alessandro Molon (PSB) lembrou da importância da UFRJ no cenário nacional e internacional.

 

Também nas redes sociais, estudantes da UFRJ divulgaram um abaixo assinado online contra os cortes na instituição. O documento já tem mais de 38 mil assinaturas.

“Em meio a uma crise sanitária global, em que a ciência e as Universidades se mostram fundamentais para superação dos obstáculos impostos, mais uma vez o governo Bolsonaro demonstra claramente as figuras e instituições que escolhe atacar”, diz trecho do abaixo assinado.

Os alunos também organizam uma manifestação no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ), às 17h, na próxima sexta (14). Segundo os organizadores, o protesto vai acontecer respeitando os protocolos de segurança contra a covid. 

 

Edição: Mariana Pitasse