Rio de Janeiro

INVESTIGAÇÃO

Deputada pede missão urgente no Rio da ONU e do Conselho Nacional de Direitos Humanos

Pedido ocorre após operação policial no Jacarezinho que terminou com 28 mortos na semana passada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Sangue na escadaria de uma casa no Jacarezinho
Sangue na escadaria de uma casa no Jacarezinho - Reprodução / Twitter

A deputada estadual Renata Souza (PSOL) encaminhou ofícios à  Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) com pedido de missão urgente no Rio de Janeiro, para o acompanhamento das investigações das 28 mortes  ocorridas na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio, na última quinta-feira (6).

Para a deputada, esse acompanhamento externo é essencial. “Precisamos garantir a lisura das investigações, pois há muitos interesses envolvidos nesse caso. E neste momento há uma disputa em torno de modelos distintos de segurança pública”, afirmou.

Leia mais: Bolsonaro parabeniza ação policial que terminou com 28 mortos no Jacarezinho

A parlamentar já havia notificado a ONU e a  Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a gravidade das consequências da operação da Polícia Civil no Jacarezinho.

“Precisamos lutar para que chacinas como essa não mais se repitam. Isso ainda acontece porque ainda há quem acredite na falsa ideia de que matanças promovidas pelo Estado poderiam garantir mais segurança. O governador Cláudio Castro foi a público defender essa operação sangrenta para dialogar com esse público.  O tempo já comprovou que essa política racista e genocida é um total fracasso e, pelo contrário, contribui ainda mais para o aumento da violência”, disse Souza.

Na sexta-feira (7), o escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou ao Estado brasileiro uma investigação independente da Operação da Polícia Civil .

Segundo o porta-voz da ONU para Direitos Humanos, Rupert Colville, o pedido é para uma “promotoria que conduza uma investigação independente e ampla sobre o caso, de acordo com os padrões internacionais".

Edição: Jaqueline Deister