Pernambuco

EDUCAÇÃO

Comemorando o centenário de Paulo Freire, UFPE debate legado do educador pernambucano

Evento começa nesta terça (04) com o tema “100 anos de Paulo Freire - dos tempos fundantes à contribuição planetária”

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O pernambucano Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira - Reprodução

Neste ano de 2021 se comemora o centenário do pensador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. As comemorações estão em curso no Brasil e no exterior como afirmação do reconhecimento e respeito a este educador conhecido mundialmente, nascido na cidade do Recife.

A Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco participará das comemorações por meio de um conjunto de atividades promovidas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), resgatando e debatendo o pensamento político-pedagógico freireano com a realização do X Seminário Paulo Freire/VIII Encontro de Cátedras, Grupos, Núcleos e Centros de Estudos Paulo Freire.

O seminário tem programação gratuita e acontece a partir desta terça (04) e vai até a quinta (06) de modo virtual, abordando o tema "100 anos de Paulo Freire - dos tempos fundantes à contribuição planetária". O evento propõe uma extensa programação que poderá ser acessada no site da Cátedra e do Seminário. 

Durante o evento está prevista a exibição de minidocumentários e curta metragens, uma conferência, o encontro de Cátedras, o lançamento de um calendário em memória do centenário, roda de conversas e intervenções artístico-culturais. Veja a programação completa aqui.

 

Edição: Vanessa Gonzaga