Paraná

Solidariedade

1º de maio: Fórum Regional do Sudoeste do Paraná doa 7 toneladas de alimentos

Mais de 200 famílias de sete municípios foram beneficiadas com ação

Curitiba (PR) |
Esta é quinta ação de solidariedade que o Fórum Regional organiza - Divulgação

No sábado (01), Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, o Fórum Regional das Organizações e Movimentos Populares do Campo e da Cidade do Sudoeste do Paraná, realizou sua 5ª ação de solidariedade com a doação de sete toneladas de alimentos, roupas e cobertores para famílias do sudoeste paranaense.

A ação foi resultado de uma campanha de solidariedade, que teve como objetivo arrecadar alimentos de agricultura familiar, atingidos por barragens, assentados, acampados, cooperativas e trabalhadores urbanos.

A articulação regional entre o campo e a cidade, através da Plataforma da Comida Saudável no sudoeste do Paraná, tem contribuído para a organização de cestas às famílias da região, priorizando alimentos saudáveis e de qualidade.

Os alimentos arrecadados beneficiaram mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade dos municípios de Palmas, Pérola do Oeste, Pato Branco, Clevelândia, Dois Vizinhos, Vitorino e Francisco Beltrão.


Ação beneficiou mais de 200 famílias / Geani Paula/Assesoar

No início da manhã houve a benção dos alimentos com o Bispo Dom Edgar Xavier Ertlr da Igreja Católica, que destacou a fome como um reflexo da desigualdade, e que todos nós somos testemunhas que o mundo produz alimentos demais e em abundância, por isso é importante termos ações como esta que o fórum vem realizando na região.

“A solidariedade é um gesto para combater a ganância e a concentração de alimentos pelo mundo, então que essa vergonha que está estampada em evidência e em crescimento em nosso país realmente nos converta para que sejamos solidários mesmo, não só dando comida, mas nas oportunidades de trabalho que estão cada vez mais limitados”, disse Dom Edgar.

As ações também cobram o direito à vacinação já para toda a população, o auxílio emergencial de R$ 600 para as pessoas sem renda, pois a pandemia explicitou ainda mais a carência que já existia nos direitos básicos da população, como saneamento básico, moradia, fome, desemprego, a informalidade e a violência.


Bispo Dom Edgar Xavier Ertlr abençoou os alimentos doados / Geani Paula/Assesoar

Paulo Roberto Czecalski, agricultor familiar e membro da coordenação do Fórum Regional e da direção executiva da Assesoar, relaciona as ações de solidariedade das organizações populares com a situação de emergência pela qual o Brasil atravessa, em grande medida por responsabilidade direta do governo federal. “Nesse momento de pandemia, estamos com dificuldade, o desemprego bastante crescente aqui na região sudoeste, e as famílias muitas vezes não tendo condições, então é o momento de fazer essa solidariedade, sendo doações de trabalhadores para trabalhadores”, afirmou.

Cada uma das doações é organizada em diálogo com organizações, movimentos sociais e entidades urbanas. Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 foram seguidos para a realização das doações.

Ações de solidariedade na região Sudoeste

Esta é quinta ação de solidariedade que o Fórum Regional organiza, desde que iniciou as ações solidarias em abril de 2020. Até o momento, já foram arrecadadas e doadas 44 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 1350 famílias da região sudoeste.

“Importante dizer desse trabalho em conjunto, do trabalho coletivo da região, da participação das organizações do fórum regional nesse esforço, e também das famílias contribuindo”, enfatiza Paulo Roberto.

Edição: Lia Bianchini