Rio de Janeiro

DICA DE FILME

Documentário com exibição gratuita mostra guerra por demolição de palácio no Rio

"Crônica da Demolição" narra os bastidores do Palácio Monroe e a campanha da ditadura e da imprensa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Palácio Monroe
Monroe ficava onde hoje está situada a Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia, Centro do Rio - Reprodução

Considerado um dos palácios de arquitetura eclética mais bonitos do Rio Antigo, o Palácio Monroe, na região onde hoje está a Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, foi demolido em 1976, durante o governo do presidente Ernesto Geisel, na ditadura militar, sob forte pressão do jornal "O Globo".

A investigação sobre as razões políticas que levaram o presidente militar e a imprensa a defender a destruição do edifício, bem como os bastidores da história, estão no documentário Crônica da Demolição, que está disponível gratuitamente até a próxima quinta-feira (29) na página da produtora do filme, Boituí Cinema.

Clique aqui para assistir ao documentário  

O prédio foi projetado em 1904 para representar o Brasil na "Exposição Universal" dos Estados Unidos, no estado do Missouri. Após o evento, que teve pavilhões de vários países, a estrutura metálica do Palácio Monroe foi desmontada e reerguida em 1906 no Rio, então capital federal.

Veja também: Quatro filmes sobre questões ambientais para assistir no final de semana

Entre 1914 e 1922, o Monroe foi sede provisória da Câmara dos Deputados. Depois, foi sede do Senado Federal, até a mudança da capital para Brasília. O filme, que tem a direção de Eduardo Ades, retrata a luta contra a demolição e as motivações, que iam desde divergências estéticas até a alegação do governo de que o edifício atrapalhava a visão do Monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo.


Além de exibição gratuita, produtora também fará debate com o diretor do documentário, Eduardo Ades / Reprodução

Edição: Eduardo Miranda