Covid x Educação

Prefeitura de SP entregará tablets a todos alunos só 1 ano após início de aula online

Somente em outubro, crianças terão os equipamentos. “A educação pública não é uma prioridade”, lamenta mãe de estudante

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bruno Covas (PSDB) se comprometeu, em agosto de 2020, com a entrega de 465 mil tabletes aos alunos, o que ocorrerá somente um ano após o início das aulas online - Foto: MDB

Em reunião com o Movimento Famílias pela Vida, o secretário municipal de Educação da cidade de São Paulo, Fernando Padula, se comprometeu em concluir a entrega dos 465 mil tabletes para os alunos da rede pública até setembro de 2021, mais de um ano após a aquisição dos equipamentos e após o poder público anunciar o retorno às aulas presenciais.

A Prefeitura pretende entregar 20 mil tablets por semana. Dessa forma, serão necessárias 23 semanas, terminando no dia 28 de setembro deste ano, para que os 465 mil equipamentos estejam nas mãos dos alunos da rede municipal.

::"Prefeitura concluirá entrega de tabletes para alunos um ano após início das aulas online"::     

A Secretaria Municipal de Educação (SME) confirmou ao Brasil de Fato que o secretário se comprometeu com 20 mil entregas por semana, em média. Porém, a pasta acredita que até agosto todos os equipamentos estejam nas mãos dos alunos.

Para o Movimento Famílias Pela Vida, a solução não foi boa. “A educação pública não é uma prioridade para esse governo. Não querem assegurar o direito à saúde, vida e educação de nossas crianças, nesse momento de pandemia”, protesta Luka Franca, jornalista e uma das integrantes do grupo na reunião com o secretário.

As aulas presenciais em São Paulo foram retomadas no dia 15 de fevereiro deste ano e foram suspensas no dia 17 de março, após a Prefeitura constatar o avanço da pandemia no município.

Essa medida se faz necessária para que a gente possa conter o avanço do coronavírus na cidade. A suspensão de aulas presenciais vale para a rede privada, para a rede pública estadual e rede pública municipal na cidade de São Paulo a partir da próxima quarta-feira”, afirmou, na época, o prefeito Bruno Covas (PSDB).

Desde o dia 13 de abril, as escolas funcionam em um esquema híbrido, com aulas presenciais e online. Porém, os alunos que não possuem os meios eletrônicos para acompanhar os estudos, acabam prejudicados.

Edição: Vinícius Segalla