Rio de Janeiro

EDUCAÇÃO

Incêndio atinge reitoria da UFRJ e núcleo com documentos do século XIX

Professor lembrou que instituição sofreu corte estimado de mais de R$ 70 milhões para 2021

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Incêndio UFRJ
Fogo começou em aparelho de ar-condicionado e se alastrou para o núcleo de documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - AdUFRJ

Um incêndio atingiu nesta terça-feira (20) o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. O fogo, que começou em um aparelho de ar-condicionado da Procuradoria da universidade, também atingiu o núcleo de documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

No momento do incêndio estava ocorrendo uma reunião virtual do Conselho Universitário. Os bombeiros estiveram no local e informaram que não houve feridos. O vice-reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão Rocha, que estava na instituição, lamentou o acontecimento. "Um desastre. Um fogo no ar-condicionado vai comprometer muita coisa".

Leia mais: Congresso deve aprovar cortes profundos em investimentos para ciência e tecnologia

Segundo a Associação de Docentes da UFRJ (AdUFRJ), o acervo da Faculdade de Arquitetura tem muitos documentos históricos, alguns do século XIX. "As plantas arquitetônicas estão sendo retiradas para que não sejam danificadas nem pela fumaça, nem pela água", explicou o vice-reitor da instituição ainda durante a ação dos bombeiros.

Nas redes sociais, o professor e astrônomo do Observatório do Valongo da UFRJ, Thiago Gonçalves, lembrou dos cortes financeiros sofridos pela UFRJ. Ele também publicou uma foto em que funcionários tentavam secar ao sol documentos que ficaram molhados após a ação dos bombeiros para apagar o fogo.  

"Tivemos um incêndio na @ufrj hoje de manhã. Essa é a infraestrutura que temos para secar documentos do século XIX que estavam no prédio. Lembrando que o orçamento da universidade sofreu corte estimado de mais de R$ 70 milhões para 2021", escreveu o professor.

A UFRJ informou, em nota, que "abrirá imediata sindicância para apurar o incidente e um projeto básico para prevenção e combate a incêndios, elaborado pelo Escritório Técnico da Universidade (ETU), aguarda orçamento do governo federal para aplicação".

Edição: Eduardo Miranda