Rio de Janeiro

Internação

Fila por UTI para covid-19 no estado do RJ é a menor desde 15 de março

Mesmo com a queda, número de pessoas em estado grave esperando internação continua alto, somando 196 pessoas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A taxa de ocupação dos leitos também permanece elevada, somando 85,8% - Mauro Pimentel/AFP

Na última segunda-feira (19), a fila por leitos de UTI para tratamento de covid-19 no estado do Rio de Janeiro atingiu o menor patamar desde 15 de março, somando 196 pessoas. O número de pessoas em estado grave esperando internação continua alto, mas bem menor do que nas últimas semanas, quando a fila chegou a acumular mais de 700 pessoas.

A taxa de ocupação dos leitos também permanece elevada, somando 85,8%. No entanto, apresentou uma leve melhora em relação à última semana, quando somava mais de 91%. 

Leia também: Convocação de Paulo Guedes provoca primeira divergência na CPI da Covid

Vale lembrar que esse não é o cenário apresentado em todo o estado. De acordo com o Painel Covid-19 do governo estadual, 11 das 92 cidades fluminenses encontram-se com todas as vagas de UTI para coronavírus ocupadas.

Essa realidade se apresenta em municípios que se localizam no interior do estado, como Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Rio Bonito, São Fidélis, Sapucaia, Tanguá e Teresópolis. Além deles, Itaguaí, na Baixada Fluminense, também não tem mais leitos de urgência disponíveis.

A situação na capital também continua delicada. Na última segunda-feira (19), 679 dos 730 leitos de UTI para Covid-19 da rede municipal estavam em uso, o que representa um índice de ocupação de 93%.

Edição: Mariana Pitasse