Pernambuco

ÁGUA

Compesa anuncia mudanças no rodízio de abastecimento de água na Região Metropolitana

Chuva foi suficiente para diminuir os dias sem água em Recife, Jaboatão e no Cabo; Novo calendário entra em vigor hoje

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Bairros de Recife, Jaboatão e Cabo passarão menos tempo sem água nas torneiras - Agência Brasil

O volume de chuva registrado na Região Metropolitana do Recife nos últimos dias trouxe expectativas positivas para a Compesa e boas notícias para a população que enfrenta o rodízio de água na RMR. Após análises técnicas de acompanhamento dos níveis das barragens e projeções futuras, a Companhia anunciou a ampliação da oferta de água a partir do Sistema Pirapama, cuja barragem está localizada no Cabo de Santo Agostinho.

O Sistema, que hoje opera com uma vazão de 4.500 litros por segundo, passará para 5.000 litros por segundo, o que na prática significa mais água nas torneiras para 430 mil pessoas de bairros do Cabo de Santo Agostinho, de Jaboatão dos Guararapes e do Recife. A barragem de Pirapama conseguiu elevar o seu nível de acumulação de 25,82% para 55,48%.

A partir desta segunda (19), começa a valer o novo calendário de abastecimento, tendo áreas com eliminação do rodízio e outras com redução. Em Jaboatão dos Guararapes, que enfrentava o rodízio mais rígido da RMR, os bairros de Piedade, Cajueiro Seco, Barra de Jangada e Candeias, que eram abastecidos, em média, no esquema de 30 horas com e 24 horas sem água, serão beneficiados com água todos os dias. Já Muribeca sairá de 12h x 84h para 6h x 42h e parte do bairro Vila Rica, que estava 1 dia com x 20 dias sem, passará para 1 dia com x 10 sem.

Já no Cabo de Santo Agostinho, locais como Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Praia do Paiva, Alto do Cruzeiro e Vila Pirapama terão o rodízio eliminado, voltando a receber água todos os dias. Antes a média era de 36 horas com água e 36 horas sem. Além disso, haverá melhorias de pressão nas redes, o que significa a chegada da água mais forte na casa das pessoas, nas localidades de Garapú, Cohab e o Distrito Industrial da PE-60.

Recife também teve áreas que passarão a receber mais água. Os bairros de San Martin, Mangueira e Jiquiá, que eram atendidos 1 dia com x 5 dias sem, agora receberão água no esquema de 20h com x 28h sem. Por fim, os bairros de Ipsep, Afogados e Imbiribeira terão água nas torneiras 4,5 dias com para 12 horas sem (antes era 2,5 dias com para 12 horas sem). 

“ Vale destacar que a quadra chuvosa está apenas começando e nossa expectativa é que as chuvas deste inverno permitam, de fato, a recuperação dos principais reservatórios da RMR, e das demais regiões do Estado, para que possamos, tão logo seja viável, anunciar novas reduções de rodízio em cada vez mais regiões”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga