Rio Grande do Sul

MEIO AMBIENTE

Instituto Lixo Zero Brasil promove "Encontro Melhores Práticas"

Programação inclui colaboração com a Semana Fashion Revolution e terá debates em quatro eixos temáticos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento acontece de forma virtual, em razão da pandemia, entre 19 e 23 de abril - Reprodução

O Instituto Lixo Zero Porto Alegre (ILZP) promove o "Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas". O evento acontecerá de forma virtual, entre os dias 19 e 23 de abril, no canal do Youtube do ILZP.

As divulgações e programação completa podem ser encontradas no perfil do Instagram do ILZP e as inscrições podem ser feitas pelo link do formulário.

Serão realizados bate-papos e apresentados exemplos de pessoas, empresas e instituições locais que mudaram seu comportamento em relação aos resíduos, adotando e promovendo ações sustentáveis. A programação está dividida em quatro eixos: Inovação Social, Inovação Tecnológica, Políticas Públicas e Moda Sustentável.

Esta é a primeira edição do encontro em Porto Alegre, que também acontece em outras cidades do Brasil simultaneamente. Na Capital, o Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas tem colaboração com a Semana Fashion Revolution, movimento internacional de conscientização para uma indústria de moda sustentável.

A embaixadora do ILZP Thays do Nascimento destaca que é importante acreditar nas mudanças climáticas, mas sempre com uma visão otimista sobre o nosso futuro.

"Levantar boas práticas, trazer em debate a educação ambiental é um fator chave para a mudança de comportamento. O objetivo do encontro é abordar as ações positivas que já existem em Porto Alegre, influenciar os indivíduos a também aderirem a escolhas sustentáveis e a valorizar o seu papel dentro na sociedade. Nosso foco é na educação ambiental e no fomento de melhores práticas sócio ambientais”, afirma.

Atividades gratuitas

Todas as atividades do evento são gratuitas. Durante uma semana serão realizadas lives e conteúdos digitais com informações e conhecimentos para aproximar as pessoas sobre as práticas Lixo Zero.

Confira alguns dos destaques da programação:

- Mesa de debate sobre Moda, Direitos Humanos e Direitos da Natureza: dia 19/04 às 19h30.

- Live sobre Brechós e Upcycling: dia 21/04 às 12h.

- [Eixo inovação tecnológica] Live com a empresa Poiato Recicla, com o tema "Reciclagem de Bitucas: como assim?": dia 21/04 às 10h.

- [Eixo inovação social] Live sobre o papel das cooperativas para condomínios "Lixo Zero", com a catadora de materiais recicláveis e presidente da Cooperativa da Vila Pinto, Paula Medeiros: dia 20/04 às 12h.

- [Eixo políticas públicas] Participação de Anita Cristina de Jesus, representante do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental, falando sobre atitude e inspiração: dia 19/04 às 12h.

O Movimento Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzido.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua. 

Edição: Marcelo Ferreira