PANDEMIA

Por falta de doses, vacinação contra a covid-19 é suspensa em João Pessoa (PB)

Falha em um dos lotes da Coronavac atrasou calendário de imunização; idosos se aglomeraram à espera da segunda dose

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Aglomeração de idosos em busca da segunda dose da vacina contra covid-19; nova carga de imunizantes está prevista para chegar ao estado apenas no sábado (17) - Reprodução

Centenas de idosos que se aglomeraram em filas para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19 na última terça-feira (13) em João Pessoa (PB) precisaram ir para casa sem estarem imunizados. Isso porque, com a falta de doses do imunizante CoronaVac, a imunização com a segunda dose foi suspensa.

Segundo a Vigilância em Saúde do município, cerca de 10% das doses da vacina contratadas junto ao Instituto Butantan deixaram de ser usadas devido à falha em um dos lotes da CoronaVac. “Por causa dessa falha, tivemos que estabelecer a oferta por agendamento para evitar o que, infelizmente, se confirmou – a corrida de um número acima do esperado de pessoas para os postos”, justificou Alline Grisi, diretora da Vigilância, em entrevista coletiva.

:: Leia também: Últimas notícias da vacina: saiba o que fazer se você perdeu o prazo da segunda dose ::

A imunização já havia sido suspensa anteriormente na capital. No domingo, os profissionais de saúde receberam folga por terem trabalhado durante o feriado da Páscoa. Já na segunda, as equipes de saúde foram imunizadas com vacinas contra a gripe.

Na entrevista coletiva concedida na última terça (14), o secretário de Saúde do município, Fábio Rocha, anunciou que a vacinação com a segunda dose será realizada após o 28° dia da primeira, seguindo novas orientações do Instituto Butantan.

Segundo a equipe de saúde do município, a aglomeração nos pontos de vacinação tem sido causada por idosos em busca da segunda dose após 14 dias da aplicação da primeira.

“Boa parte da população tem buscado a segunda dose apenas 14 dias após a primeira aplicação, o que prejudica a resposta imunológica e atrapalha o atendimento de todos, inclusive daqueles que foram cadastrados”, explicou Fernando Virgolino, diretor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

Nas redes sociais, o governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania) afirmou que novas doses devem chegar ao estado até sábado (17).

 

 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa e Poliana Dallabrida