Paraíba

TEATRO

Mostra 'Roza Cênica' acontece de 15 a 18 de abril de forma gratuita pelo Youtube

Serão 12 apresentações artísticas: 6 espetáculos e 6 experimentos cênicos, com artistas da Paraíba e de outros estados

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
A Roza Cênica vai ser exibida pelo canal de mesmo nome, no YouTube, a partir das 19 horas nos dias 15, 16, 17 e 18 de abril. - Reprodução

A população amante do teatro, que está com saudades dessa arte, vai poder contar com uma vasta programação de artes cênicas, na 3ª edição 'Roza Cênica' Mostra Simão Cunha.

"A Roza Cênica- Mostra Simão Cunha ocupa um lugar de enorme importância no cenário atual. Devido à pandemia causada pelo coronavírus, as e os trabalhadores das artes se viram em situações de extrema vunerabilidade, não podendo exercer suas atividades devido ao momento de isolamento social.  Sendo assim, a Roza Cênica se faz extremamente necessária, pois com ela é possível criar espaços de trocas, de fortalecimento, de criações e fomento da cultura tanto da Paraíba quanto de outros lugares", explicou Ludmila da Mata, uma das organizadoras da Mostra. 

Essa edição vai contar com 12 apresentações artísticas, sendo 6 espetáculos e 6 experimentos cênicos, com artistas da Paraíba e de outros estados. Além das apresentações que serão exibidas no Youtube, a Mostra Simão Cunha irá promover um debate online com os artistas, no intuito de colocar em conexão fazedores cênicos de diversas partes do país, além do público que tiver interesse nessa troca. Outra novidade é que a mostra é acessível para pessoas surdas e ensurdecidas: os vídeos contarão com intérprete de libras ou legendagem. Além disso, serão disponibilizados dois vídeos com audiodescricão para pessoas com deficiência visual.

Homenagem


Ator Simão Cunha, assassinado em 2019. / Reprodução

A mostra agora carrega o nome de Simão Cunha, grande artista paraibano, e busca honrá-lo e homenageá-lo na sua terceira edição, que será online. O ator paraibano Simão Almeida Cunha, 30 anos, foi assassinado no dia 6 de janeiro de 2019, em João Pessoa. Segundo relatos, a vítima estava saindo de uma festa no Centro Histórico da Capital, quando foi abordado por um homem e, ao reagir ao assalto, foi ferido com golpes de faca.

"Fazer arte nesses tempos atuais é a afirmação da resistência desses trabalhadores, que estão em constante transformação, adaptação e tentando sobreviver as adversidades do mundo, a Roza Cênica é um respiro em meio ao caos e é também o firmamento da imagem do nosso grane e querido amigo Simão Cunha, artista paraibano e um dos fundadores da Mostra", declarou Ludmila da Mata, da Roza Cênica.

Programação

A Roza Cênica vai ser exibida no canal de mesmo nome, pelo Youtube, nos dias 15, 16, 17 e 18 de Abril, a partir das 19 horas. No link a seguir, você confere o evento: Roza Cênica - Mostra Simão Cunha. 

"É muito massa pensar que várias pessoas que não têm a oportunidade de ir até o Teatro enquanto espaço físico, por inúmeras questões, vão poder assistir 4 dias de programação sem sair do seu lar. Além disso, enxergamos também como ponto muito importante as trocas entres as e os artistas cênicos, os bate-papos, que já eram parte de nossa tradição, esse ano vai contar com uma maior diversidade de pessoas, lugares e gêneros", ressaltou Ludmila. 


A Roza Cênica vai ser exibida pelo canal de mesmo nome, no YouTube, a partir das 19 horas nos dias 15, 16, 17 e 18 de abril. / Reprodução


Programação da Mostra Roza Cênica Simão Cunha, nos dias 17 e 18 de abril. / Reprodução

A Roza Cênica - Mostra Simão Cunha é uma mostra de artes cênicas que, como diversas produções artísticas, está se reinventando nesses novos tempos. Idealizada pelos professores do Curso Livre de Teatro do Theatro Santa Roza, a Roza Cênica teve sua primeira edição em 2018, nos palcos do Santa Roza. 
 

Edição: Heloisa de Sousa