Rio de Janeiro

Covid-19

Fila por leitos no RJ registra queda, mas ocupação das UTIs permanece maior que 90%

Em todo o estado, a capital tem o pior cenário, reunindo as maiores taxas de ocupação de leitos, somando 95% das UTIs

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em todo o estado, a capital tem o pior cenário, reunindo as maiores taxas de ocupação de leitos - Agência Pará / Câmara dos Deputados

Na última quinta-feira (8), a fila por leitos para atendimentos de pacientes com covid-19 no estado do Rio registrou o menor índice nos últimos 16 dias, segundo dados do Painel Coronavírus do governo estadual. A diferença no tamanho da fila representa uma queda de 8,4% em 24 horas, passando de 893 para 818 pessoas.

No entanto, o número de pessoas à espera de vagas ainda é alto: são 643 no aguardo por UTIs para tratamento da doença e 175 em busca de enfermarias. Na última quarta-feira (7), eram 674 na fila da UTI e 219 para leitos de enfermarias. 

Leia também: Quebra de patentes: urgência do tema chega ao Congresso e esquenta debate político

A taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública no estado também apresentou leve queda, passando de 91,6% a 90,8%. Nas enfermarias, as vagas em uso têm uma margem um pouco melhor, somando 79,3%.

Em todo o estado, a capital tem o pior cenário, reunindo as maiores taxas de ocupação de leitos. Até a última atualização do Painel, somavam 95% dos leitos de UTI para coronavírus ocupados e 91% das vagas de enfermaria.

O número de pacientes na fila por vagas de UTI começou a disparar no estado a partir do último dia 13 de março. Na data, 64 pessoas estavam na fila de espera. Desde então, o a fila não parou de crescer.

Edição: Mariana Pitasse