Rio de Janeiro

Solidariedade

Campanha de moradores da Maré recolhe doações durante vacinação no Rio

Alimentos estão sendo coletados no campus Maracanã da UERJ; Maré reúne os números mais duros da pandemia entre favelas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A campanha "Frente de Mobilização da Maré contra COVID-19” teve início em março do ano passado - Divulgação

Quem faz parte dos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro pode aproveitar o dia da imunização para doar alimentos e materiais de higiene aos moradores do Complexo da Maré, localizado na zona Norte da capital. As doações estão sendo recolhidas no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como parte da campanha "Frente de Mobilização da Maré contra COVID-19”.

Leia também: Fome na pandemia: moradores de favelas já fazem menos de duas refeições por dia

O Complexo da Maré reúne os números mais duros da pandemia entre as favelas do Rio. São mais de 3.287 casos confirmados e 171 óbitos, segundo dados compilados pelo Painel Unificador Covid nas Favelas. No total, são 38.649 casos da doença e 3.943 vítimas fatais nessas localidades da capital. 

A vacinação na UERJ está acontecendo por meio de um posto para pedestres montado em frente à Concha Acústica Marielle Franco. Tanto a primeira quanto a segunda doses estão sendo aplicadas no local, conforme o calendário da Prefeitura do Rio

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com entrada pelo portão 1 da avenida Radial Oeste, ao lado do acesso às estações de trem e metrô. Quem for de carro poderá entrar pelo portão 7 e estacionar na área vizinha ao Teatro Odylo Costa Filho. 

Frente Maré

A campanha "Frente de Mobilização da Maré contra COVID-19” teve início em março do ano passado, como uma iniciativa de comunicadores comunitários da Maré. Ao longo dos meses, o projeto passou a ter colaboração de mais coletivos e moradores locais. 

“Nosso objetivo é recolher doações e também fomentar ações para levar informação aos mais de 140 mil moradores da Maré sobre a importância de se proteger, de garantir hábitos de higiene e respeitar o isolamento social durante a pandemia”, explicam os organizadores na página online da campanha.

Além das doações de itens durante a vacinação na UERJ, a campanha recolhe doações em dinheiro no site, através de transferências bancárias.

Edição: Mariana Pitasse