"Fila da covid"

Prefeitura de SP promove testagem desorganizada em professores e causa aglomeração

Gestão Bruno Covas previu apenas dois dias para aplicar testes em cem mil profissionais; aulas serão retomadas no dia 12

|

Ouça o áudio:

Testagem de professores da rede municipal tinha como objetivo realizar um novo inquérito sorológico para estimar o potencial de contaminação pelo novo coronavírus entre os trabalhadores do setor - RBA

Convocados para uma nova testagem de covid-19, milhares de professores da rede municipal de educação de São Paulo ficaram horas em filas e aglomerados na manhã da última segunda-feira (5).

Continua após publicidade

O objetivo do exame é realizar um novo inquérito sorológico para estimar o potencial de contaminação pelo novo coronavírus entre os trabalhadores da educação. As aulas municipais estão previstas para serem retomadas na próxima segunda-feira (12), dependendo apenas do fim da fase emergencial da quarentena.

Com dois dias para testar 100 mil trabalhadores e com apenas algumas unidades de ensino realizando a testagem, filas imensas se formaram e os professores reclamaram da falta de organização e do risco a que acabaram expostos pela gestão municipal.

:: Leia também: "Somos substituíveis para o sistema", diz professora sobre mortes na volta às aulas ::

Segundo os trabalhadores, o administração de Bruno Covas (PSDB) estimou realizar os testes em profissionais de 5 a 10 escolas por hora. No entanto, como a convocação foi geral, e só será realizada em dois dias, milhares de professores se dirigiram aos Centros Educacionais Unificados (CEU) definidos para a testagem.

Em alguns locais, os testes sorológicos acabaram ainda pela manhã. Foram registradas filas e aglomerações nos CEUs Jardim Paulistano, Vila Formosa, Jaçanã, Vila da Paz, Vila Rubi, Campo Limpo, Feitiço da Vila, Aricanduva e Sapopemba.

“É insano”

“O governo Covas está tentando usar isso para forçar um retorno às aulas nas próximas semanas. Vai usar isso para dizer que não tem risco de contaminação, que os professores podem frequentar novamente as escolas”, disse uma professora que estava no CEU Vila Formosa e pediu para não ser identificada.

“Só que isso vai causar ainda mais aglomeração, e mais casos na rede de ensino. Não tem a menor condição de fazer um retorno das aulas na pior fase da pandemia. É insano”, completou.

:: Leia também: Após aderir à greve, professora municipal de SP recebeu R$ 11 de salário em março ::

A docente lembrou que os casos de covid-19 nas escolas começar a subir logo depois do planejamento presencial obrigatório determinado tanto pela gestão Covas, como pela gestão do governador João Doria (PSDB).

A realização de testagem em professores também foi feita no ano passado, mas que, como ação isolada, pouco serviu para evitar um caos de contaminações nas escolas.

“Nem precisou voltar as aulas efetivamente para que os casos começassem a acontecer. As escolas não têm condições, mas o prefeito acha que é suficiente dar uma máscara de pano, ter álcool em gel e limpar as mesas com paninho. Na maioria das escolas, as janelas das salas de aula não abrem”, protestou a professora.

Agravamento

As aulas foram retomadas em 15 de fevereiro desse ano, e suspensas novamente em 17 de março. Em apenas um mês de aulas, o município registrou 854 surtos de covid-19 nas escolas municipais. São considerados surtos os registros de dois ou mais casos simultâneos na mesma unidade de ensino.

Nas escolas estaduais, privadas e dos demais municípios, o governo Doria registrou 4.084 casos confirmados e 24.345 casos suspeitos de covid-19. O poder público estadual fala em 21 mortes e os trabalhadores apontam 53 óbitos entre professores e estudantes. Em ambas as redes, eram aceitos apenas 35% dos estudantes nas escolas.

:: Leia também: Após 51 mortes na volta às aulas, Doria anuncia vacina contra covid para professores ::

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) chamou a ação do governo Covas sobre a “fila da covid-19” e recomendou que os profissionais não compareçam às escolas para não se expor ao risco de contaminação.

“A política de testagem deve estar atrelada ao controle da pandemia buscando desenvolver o isolamento social de quem estiver em suspeita ou confirmação positivada. Além disso, o teste precisa ser permanente ao invés de apenas em momentos específicos”, apontou o Sindsep.

“Com todo este movimento midiático, o governo Covas tenta trazer para a opinião pública a falsa sensação de que está dando condições para a retomada das aulas presencias, garantindo a exigência do lobby dos empresários da educação: donos das escolas privadas e particulares”, criticou o Sindsep.