Bahia

CINEMA

IV edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros começa nesta quarta-feira (31)

Festival contará com atividades formativas, exibição de 30 filmes e premiações

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
O festival contará com atividades formativas e exibição de 30 filmes. - Divulgação

Começa na noite desta quarta-feira (31) a IV edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba - MIMB. O festival internacional de cinema, que promove a difusão das produções de realizadores negros, terá 10 dias de programação diversa, com a exibição de obras cinematográficas de países da Diáspora, masterclasses, oficinas e grandes debates sobre a cadeia produtiva do audiovisual. O cantor e compositor Lazzo Matumbi e o multi-instrumentista Felipe Guedes se apresentarão na abertura do evento. A IV MIMB acontece via plataformas online: VídeoCamp, YouTube e Zoom.

Com o tema “Caminhos: contando histórias das diásporas negras do mundo”, esta edição da MIMB contou com 282 curtas e longas inscritos na chamada regular da mostra competitiva. Foram selecionados 30 filmes que serão exibidos durante o festival, com a premiação, sob votação popular, de cinco obras nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atuação e Melhor Direção de Arte. 

Foram inscritos mais de 70 filmes na 2º edição do impulso cultural de curtas de 1 minuto - WAWA ABA, contemplando as produções de jovens negros e negras da periferia de todo o país, que estão disponíveis nas redes da MIMB, para votação pública. As 12 obras mais votadas serão premiadas com um valor de R$500,00 (quinhentos reais). 

De acordo com a organização, o festival contabilizou ainda 500 inscrições para as atividades formativas. E além das tradicionais masterclasses, a MIMB realizará o VISÃO PRETA LAB, uma proposta de imersão formativa nas dinâmicas audiovisuais para jovens negros que desejam iniciar sua carreira profissional na área.

A 4ª edição da MIMB tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:
O que?  IV Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba: Caminhos: contando histórias das diásporas negras do mundo. 
Quando? 31 de de março a 9 de abril de 2021
Onde? Canal no Youtube e Videocamp
Informações: Site MIMB

Edição: Jamile Araújo