Paraná

Luto

Paraná ultrapassa marca de 15 mil mortes pela Covid-19

Governador Ratinho Júnior decretou luto oficial de três dias

Curitiba (PR) |
Estado registra 15.166 mortes e 801.905 infectados - Amazônia Real / Fotos Públicas

O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde nesta terça (24) mostra uma marca trágica para o Paraná: o estado chegou a 15.166 vítimas fatais da Covid-19 e 801.905 pessoas infectadas.

Diante do número de mortos, o Governador Ratinho Júnior (PSD) decretou luto oficial de três dias em todo o território estadual. O texto do decreta afirma que a medida é uma "manifestação de profundo sentimento de pesar pelas vítimas da Covid-19 em território paranaense".

Próximo do colapso

A situação do sistema de saúde do Paraná está crítica há semanas. No início de março, o Paraná foi o estado com maior média móvel de número de casos em todo o país.

Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no estado está em 97%. Restam apenas 54 leitos livres. Todas as regiões do estado registram ocupação entre 95% e 98%.

Enquanto os números de infecção e mortes aumentam, a vacinação continua a passos lentos. O plano estadual de imunização prevê como grupo prioritário mais de quatro milhões de pessoas. Dois meses após o início da campanha de vacinação, 626.927 pessoas foram vacinadas. Apenas 200.220 receberam as duas doses recomendadas.  

Edição: Lia Bianchini