Coluna

Um dos principais crimes de Sérgio Moro faz cinco anos

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

O segundo crime que ele cometeu é que um juiz federal de primeira instância jamais poderia ter interceptado a gravação de uma presidenta da república, muito menos tê-la divulgado - Fotos Públicas
Moro precisa pagar pelos crimes que cometeu, foram crimes contra a própria democracia brasileira

Em 16 de março de 2016, ou seja, há exatos cinco anos, o então juiz federal que atuava na Lava Jato, Sergio Moro, derrubou o sigilo telefônico e divulgou publicamente para a imprensa brasileira um diálogo entre a então presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, obtido através de interceptação telefônica.

Hoje creio que o Brasil e o mundo têm claro o que nós já sabíamos na época. Aquilo era parte de uma grande armação para tentar criminalizar o ex-presidente Lula e tentar impedi-lo de ser candidato à presidência da república nas eleições de 2018. 

Eles conseguiram seu objetivo. O presidente Lula não pôde participar das eleições presidenciais, mas cinco anos depois o Brasil e o mundo sabem o que realmente houve. Porque está provado que todas as atitudes do juiz Sérgio Moro nada mais eram do que atitudes políticas, cujo objetivo era inviabilizar a candidatura de Lula. 

:: Da incompetência à suspeição de Moro: o que falta para Lula ficar livre da Lava Jato? ::

Quando um juiz federal de primeira instância divulga uma gravação contendo um diálogo de uma presidenta da república com um ex-presidente, este juiz estava cometendo inúmeros crimes. 

O primeiro deles é que naquele momento da gravação não havia mais ordem judicial para tal. E Sérgio Moro sabia disso. O segundo crime que ele cometeu - e ele sabe perfeitamente - é que um juiz federal de primeira instância jamais poderia ter interceptado a gravação de uma presidenta da república, muito menos tê-la divulgado, como fez.

Tempos depois o então relator da Lava Jato, o falecido ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Teori Zavaski, repreendeu o juiz Sério Moro. Mas uma repreensão era muito pequena diante da brutalidade dos muitos crimes que ele vinha cometendo sucessivamente.

:: Sete ex-ministros da Justiça assinam manifesto a favor da suspeição de Moro pelo STF ::

Pois bem, estes crimes, hoje, depois de cinco anos começam a ser reparados pelo próprio STF, que recentemente anulou todos os julgamentos feitos pelo juiz Sérgio Moro em relação ao ex-presidente Lula. Porque está mais do que provado que o grande objetivo da Lava Jato não era o combate à corrupção. 

O objetivo da Lava Jato era político. Era abrir as portas do Brasil para a política neoliberal. Fato este que também está contido nas inúmeras mensagens que foram divulgadas para o Brasil inteiro e periciadas pela Polícia Federal através da ação de um hacker. 

Leia também: Spoofing: o tiro no pé de Moro e no coração da Lava Jato

Então eu penso que cinco anos depois é necessário que lembremos destes fatos. Lembremos das inúmeras arbitrariedades e crimes cometidos pelo ex-juiz Sério Moro - que também já foi ex-ministro de Bolsonaro - para que tudo o que ele fez não fique impune. 

Moro precisa pagar pelos crimes que cometeu. Porque não foram crimes somente contra o ex-presidente Lula e a ex-presidenta Dilma. Foram crimes contra a própria democracia brasileira, foram crimes contra o nosso próprio país. 

É por isso que nós devemos cada vez mais exigir justiça e a punição daqueles que estiveram à frente da Lava Jato e que causaram tantos males ao nosso país, à nossa democracia, à nossa economia e à nossa gente.  

 

*Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Rebeca Cavalcante