Paraná

Juventude

Coluna | Mas não era só tirar o PT que as coisas melhoravam?

Não há fartura, nem o básico na mesa de um povo que tem em sua formação social muita luta e resistência

Curitiba (PR) |
Coluna da edição 202 do Brasil de Fato Paraná - Arte: Vanda Moraes

A juventude que agora está sem perspectiva, há uma década atrás sonhava com pós graduação e emprego de qualidade. Essa mesma juventude lutou para garantir recursos do pré-sal e por cotas no ensino superior para que este direito fosse acessível para mais jovens brasileiros.

Mas quando chega o tempo de colheita, Temer assume à Petrobrás uma política de valores internacional e Bolsonaro nomeia outro presidente à grande estatal, gerando uma reação em cadeia de aumento de custo dos produtos cotidianos (ligados ao petróleo) do povo brasileiro: gasolina, gás e comida.

Não há fartura, nem o básico na mesa de um povo que tem em sua formação social muita luta e resistência. E isso só nos mostra que é tempo de cultivar e semear novos frutos, com zelo e sempre atentos e atentas para que a Petrobrás volte a responder aos interesses nacionais, objetivando soberania energética ao povo e estabilidade do custo de produtos, e não com 49% das ações nas mãos de acionistas internacionais com interesses próprios.

Com a pandemia, o terreno que vem se apontando como mais fértil e geminável é o da solidariedade, como a Campanha Periferia Viva, em que o povo se enfileira para a grande e farta colheita que nos espera.

Edição: Lia Bianchini