Rio Grande do Sul

SEGURANÇA PÚBLICA

Sindicato da Polícia Civil do RS manifesta preocupação com o trabalho policial

Entidade ressalta que os agentes de polícia estão ainda mais expostos devido ao agravamento da covid-19 no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Após a divulgação pelo governo do estado de que mais da metade da população está sob risco altíssimo de contaminação, sindicato RS manifestou preocupação com a categoria - Reprodução

Após a divulgação do novo mapa do distanciamento para essa semana, a maior parte da população do Rio Grande do Sul ficou sob bandeira preta, ou seja, com restrições mais rígidas de circulação e sob altíssimo risco de contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com a UGEIRM Sindicato, entidade que representa os escrivães, inspetores e investigadores de polícia do RS, o momento é preocupante para a atuação da Polícia Civil do estado.

Alerta a entidade que o sistema de saúde está próximo ao colapso, com a situação agravada com a circulação da nova cepa do vírus, sobrecarregando de forma dramática os hospitais e unidades de saúde.

"Quase todos os setores estão restringindo seu funcionamento. Um exemplo é o Judiciário, que suspendeu todos os prazos e restringiu seu funcionamento ao mínimo possível. A situação está tão grave, que o governador Eduardo Leite já cogita suspender a cogestão com os municípios, centralizando as decisões relativas à Covid-19 no governo do estado", afirma o sindicato em nota.

Diante desta situação, a UGEIRM afirma que os policiais civis não podem continuar trabalhando normalmente sob bandeira preta: "No entanto, mesmo com o agravamento da situação o governo ainda não divulgou nenhuma medida para proteger os (as) policiais civis. É necessário que sejam retomadas, imediatamente, as medidas adotadas no início da pandemia".

O Sindicato reivindica uma série de decisões, para trazer maior segurança ao trabalho policial durante esta fase de perigo sanitário. São elas:

Vacinação dos Policiais Civis: a UGEIRM vai encaminhar ao governo o pedido de prioridade máxima para a vacinação dos(as) Policiais Civis. Um documento nesse sentido já foi encaminhado ao Ministério da Saúde (MS) e ao Ministério da Justiça.

Centralização dos procedimentos: centralização de todas as medidas e decisões a respeito da prevenção da Covid-19 na categoria.

Testagem periódica dos Policiais: se reivindica a testagem massiva e periódica da categoria.

Afastamento de Policiais: garantir o afastamento imediato de todos(as) os(as) policiais dos grupos de risco e de qualquer profissional que tenha tido contato com pessoas infectadas.

Revezamento nas Delegacias: determinação do governo para retomar imediatamente o revezamento nas Delegacias.

Restrição de circulação: retomada da restrição de circulação no interior das Delegacias de todo o estado.

Retirada de presos da Delegacias: cumprimento da decisão judicial por parte do governo, garantindo a retirada imediata de todos os presos das delegacias, evitando a aglomeração de pessoas no ambiente. Nesta segunda-feira (22), eram mais de 90 presos nas carceragens das Delegacias da Capital e da Região Metropolitana.

Distribuição de equipamentos de proteção e conscientização e suspensão das Operações Policiais.

Sindicato estuda ação para garantir testagem e suspensão de operações

A direção da UGEIRM informa que já acionou sua Assessoria Jurídica para que sejam analisadas formas de garantir judicialmente a testagem massiva da categoria e, também, a limitação das Operações Policiais apenas às ações destinadas ao combate à pandemia, enquanto durar a decretação da bandeira preta.

Afirma ainda que o governo do estado precisa se mover imediatamente, para garantir a segurança dos policiais civis: "As notícias de colegas afastados devido à covid-19 se avolumam. Em várias delegacias, muitos policiais já foram contaminados. Se não forem tomadas medidas imediatamente, a própria segurança da população estará em risco".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira