Pernambuco

PANDEMIA

Com alta de casos da covid-19, cidades do interior de PE restringem aulas e comércio

Na Zona da Mata, cidades suspendem aulas presenciais; no Sertão, Petrolina registra mais de 70% de ocupação de leitos

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Cidades como Carpina e Nazaré da Mata interromper as atividades presenciais nas escolas da rede estadual - Gerson Klaina

A situação da covid-19 em algumas cidades do interior do estado tem voltado ao estado de alerta. É o caso de Petrolina, no sertão pernambucano. No começo desta semana, a assessoria de comunicação da prefeitura anunciou que o município registra 73,8% da ocupação de leitos. Isso quer dizer que, dos 42 leitos, 31 estão com pacientes. Destes, 21 são de Petrolina e 10 de outras cidades da região. 

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, pede em nota que a população se cuide mais. “Precisamos redobrar os cuidados com o uso da máscara, do álcool em gel e respeitar o distanciamento social, evitando aglomerações. É necessário um esforço conjunto para que o nosso sistema de saúde não venha colapsar”, frisou.

Petrolina, até o momento, já teve 16.159 pessoas infectadas desde o começo da pandemia, das quais 84% se recuperaram da doença. O município já teve 197 óbitos causados pela covid-19. 

Aulas presenciais são suspensas na Zona da Mata

Outro município que tem demonstrado preocupação é Nazaré da Mata, que, neste domingo (21), decidiu suspender por 45 dias as aulas presenciais de escolas e faculdades, das redes públicas e privadas. Isso porque a cidade tem observado um aumento de casos da doença. 

A Secretaria de Educação de Pernambuco já havia decidido interromper as atividades presenciais nas escolas da rede estadual entre a segunda (22) e a sexta-feira (26), pelo mesmo motivo. Antes da decisão da suspensão das aulas, a cidade já tinha restringido o horário de funcionamento de bares e restaurantes até às 20h, e também limitou a quantidade de pessoas em igrejas. 

No município de Carpina, também teve que emitir novas determinações de combate à covid-19. Um novo decreto foi anunciado nesta segunda-feira (22), estipulando horários para o encerramento das atividades de bares, restaurantes, lanchonetes, conveniências e padarias. Durante a semana, até a sexta-feira, o funcionamento é permitido até às 20h. Já no final de semana e nos feriados, apenas até às 18h. Os serviços de entrega podem funcionar até às 22h. 

As aulas presenciais, na rede pública e privada, estão suspensas por 90 dias. Igrejas e templos podem exercer atividades presenciais, mas com limite de 30% da capacidade total do ambiente. A Secretária de Saúde do município, Jacilene Silva, reforça que as ações são uma continuidade do que tem sido feito desde o começo da pandemia. "Antes que aconteça alguma coisa, a gente vem com a proposta de reduzir o horário de funcionamento do comércio de Carpina e estamos intensificando o monitoramento das áreas", e pede também a colaboração da população para respeitar os protocolos e decretos até que a vacina seja disponibilizada para todos. 

A tradicional festa de São José, que acontece no dia 19 de março e costumeiramente rende diversas atrações, já foi suspensa. Atividades desportivas e eventos em casas de festas estão proibidos. Já o comércio, durante a semana, funciona das 07h às 18h, e no final de semana, das 6h às 18h.

Edição: Vanessa Gonzaga