Paraíba

LITERATURA

Feira Literária de Campina Grande - FLIC - abre inscrições para voluntariado

A IV Feira Literária de Campina Grande - FLIC já possui data agendada e acontecerá entre 11 e 14 de novembro de 2021.

Campina Grande/PB |
Iasmin Mendes, Samelly Xavier, Carla Teíde e Stellio Mendes, idealizadores - site oficial da FLIC

A Feira Literária de Campina Grande - FLIC, aconteceu em sua primeira edição entre 28 de novembro e 02 de dezembro de 2018, com a temática “Palavras que emancipam”. O evento foi uma iniciativa de Iasmin Mendes, Samelly Xavier, Carla Teíde e Stellio Mendes, quatro educadoras que promoveram o Sarau de Lançamento e a própria FLIC com duração de quatro dias. A partir desta experiência, a FLIC cresce como um movimento na cidade de Campina Grande-PB, contribuindo na formação de leitores. 

“A FLIC é um propósito. Eu, Stellio e Carla nos alegramos em ver os resultados que a Feira traz para esta cidade que nos acolhe há 22 anos e, por isso, estamos sempre dispostos a expandir o projeto. A FLIC nasceu dentro da nossa casa, mas hoje vai muito além dela. Do quintal para o mundo.” Relata a própria Iasmin para o Brasil de Fato Paraíba. 

Atualmente, a FLIC conta com ações durante todo o ano, com os projetos “Leitura viva”, no qual os professores da rede pública de ensino Municipal e Estadual desenvolvem atividades com os educandos sobre uma obra de um/a escritor/a campinense/paraibano, este projeto possui duração de três meses e culmina na visita do/a escritor/a à escola para conhecer os educandos. Além deste, há também os projetos “Repórter Literário” desenvolvido em parceria com o Projeto Anti Horário da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, “Sarau de Lançamento”, “O dia nacional do livro infantil”, “O encontro de cordelistas” e o “O encontro leitores em rede”. 


Celebração do dia Nacional do Livro Infantil, no Parque da Criança. Abril de 2019 / Thais Marcely (@thamarcely)

Rafaela Costa, Fotógrafa voluntária da FLIC, em entrevista para o Brasil de Fato Paraíba, diz que: “Eu conheci a FLIC enquanto trabalhava na gestão de marketing de uma empresa, recebi a proposta de patrocínio do evento e fiquei encantada com a organização de uma Feira Literária na nossa cidade. Sou voluntária desde a primeira edição e faço parte da equipe de comunicação, realizando registros fotográficos e a cobertura de todos os eventos nas redes sociais. A FLIC é uma grande comunidade de pessoas que acreditam na força da literatura para mudar o mundo, fazer parte disso é uma experiência de vida incrível.”

Já ocorreram três edições da FLIC, em 2018 e 2019 com atividades presenciais, já no ano de 2020 as atividades literárias foram desenvolvidas de forma virtual devido a pandemia do COVID-19. A IV Feira Literária de Campina Grande - FLIC já possui data agendada e acontecerá entre 11 e 14 de novembro de 2021. Você pode acompanhar as atividades e projetos durante todo o ano através das redes sociais @flicfeira e do site www.flicfeira.com.br, a chamada para inscrição de voluntariado está aberta até a quarta (10/02/2021) ou até as 30 vagas serem atingidas. 
 

Edição: Cida Alves