Minas Gerais

RECONSTRUÇÃO

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG fazem vaquinha online

Campanha visa criar plataforma virtual para imortalizar museu destruído em incêndio em 2020

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Museu botânico da UFMG
A campanha está aberta até 25 de fevereiro de 2021. - Créditos da foto: Reprodução

O Museu de História Natural e o Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais lançaram a campanha de crowdnfunding “Renasce Museu”, com objetivo de arrecadar fundos para criar uma plataforma digital do museu, com informações e imagens de cada item do acervo que sobreviveu.

“O Museu queimou, mas agora ele renasce. Não deixemos que o fogo apague nossas memórias”, diz a descrição no site.

O Museu

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG existe há mais de 50 anos e recebe visitantes interessados em conhecer as histórias do território brasileiro por meio de exposições de arqueologia, paleontologia, geociências, cartografia histórica, ciências da vida, botânica, plantas medicinais e arte popular.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O incêndio

No dia 15 de julho de 2020 o prédio onde ficavam guardadas algumas coleções do Museu e do Jardim Botânico da UFMG pegou fogo. O incêndio, apesar de contido rapidamente em algumas horas pelos bombeiros, comprometeu boa parte do acervo.


Créditos da foto: Rogério do Pateo

O projeto

O projeto Renasce Museu prevê a criação de uma plataforma virtual pública e gratuita com informações e imagens de cada item do acervo. Para isso, será executado um projeto de documentação de acervos para organizar informações textuais e visuais de cada uma das peças.


 

A campanha conta com a ajuda do Matchfunding do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), programa de financiamento a projetos culturais, que combina o aporte direto do BNDES com o financiamento coletivo (sociedade civil). A cada um real arrecadado, o BNDES aporta mais dois reais, triplicando o valor da doação até alcançar a meta mínima de R$300 mil. Mas se a meta não for alcançada, todo o dinheiro é devolvido.

Para acessar o site para doação, clique aqui. A campanha está aberta até 25 de fevereiro de 2021.

Edição: Rafaella Dotta