Paraná

Impeachment

Conheça os deputados paranaenses que são a favor do impeachment de Bolsonaro

Tema voltou à agenda política após caos em Manaus e falta de um Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19

via Porém.net |
O país viu desde sexta-feira (15) o retorno dos panelaços e do pedido de impeachment do presidente por descaso e improbidade administrativa - Sergio Lima / AFP

A disparada dos casos de contaminação e mortes no começo do ano e a falta de transparência com relação a um Plano Nacional de Vacinação trouxeram novamente à agenda do povo brasileiro a pressão pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A gota d'água é o caos em Manaus, onde um novo surto enfrenta a falta de oxigênio para tratar as pessoas hospitalizadas e a forma desleixada como o Ministério da Saúde trata o problema. Soma-se a isso a eleição para a presidência na Câmara dos Deputados em fevereiro, que eleva os posicionamentos políticos. A oposição, por exemplo, vai protocolar mais um pedido contra Bolsonaro e cobra de Rodrigo Maia (DEM) a apreciação de um dos mais de 50 processos protocolados.

O país viu desde sexta-feira (15) o retorno dos panelaços e do pedido de impeachment do presidente por descaso e improbidade administrativa. Nas redes sociais, o tema ganha destaque. A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) é uma das parlamentares que cobra a apreciação do pedido de impeachment.


Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e deputada federal pelo Paraná / Michel Jesus

“Bolsonaro isenta agora de imposto os cilindros de oxigênio que ele tinha tributado no dia 24 de dezembro. O que ele não conta é que no mesmo dezembro isentou armas e pistolas. Só um governo genocida facilita armas e dificulta oxigênio. É o impeachment que pode nos salvar dessa tragédia”, argumenta Gleisi.

A avaliação do pedido de impeachment de Bolsonaro depende do retorno das atividades parlamentares. O Congresso Nacional está em recesso até 31 de janeiro, com retorno programado para 1º de fevereiro. Por outro lado, Rodrigo Maia parece ter perdido a paciência com o aliado em constante desafeto. "Bolsonaro: 200 mil vidas perdidas até agora. Você tem culpa", tuitou Maia.

Por conta da crise em Manaus, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado já falam em encerrar o recesso. Segundo Maia, “está na hora de todas as forças se unirem para salvar vidas. É fundamental – como defendi em dezembro com outros parlamentares – que o Congresso retome suas atividades na semana que vem”.

Já Davi Alcolumbre, mais comedido, diz acompanhar “junto ao governo federal, a situação gravíssima de Manaus, com a nova onda de Covid no Amazonas”.

O Paraná já tem deputados federais se posicionando sobre o afastamento ou a permanência do presidente [veja abaixo].

Lista do Impeachment

Mais do que panelaços, a sociedade já faz listas com os nomes, telefones e e-mails dos deputados para mapear o posicionamento em relação ao afastamento de Bolsonaro. Em 2020, parte da oposição resistia ao pedido alegando que não se teria votos suficientes e descartando que os votos se conquistam na atuação política.

No Twitter, a conta SOS Impeachment já contabiliza a posição dos deputados federais de todo o país e disponibiliza um placar. Os números vão sendo atualizados conforme os parlamentares vão se pronunciando. De acordo com o último boletim da conta, publicado nesta segunda (18) já são “108 deputados a favor do impeachment de Bolsonaro (+2 em relação a domingo), 46 deputados contra o impeachment (+4 que domingo), 359 deputados não se posicionaram (-6 que domingo)” sobre o assunto. São necessários 342 votos para que o processo seja acatado e o presidente afastado parcialmente. Antes disso, o tema é apreciado em comissões.


Atualizado em 18 de janeiro de 2020 / Reprodução

No Paraná, dos 30 deputados federais, até agora seis se manifestaram a favor do processo de impeachment. Todos dos partidos de oposição ao presidente. Os que se manifestaram contrários ao impedimento contabilizam também seis parlamentares. Esses são do ex-partido de Bolsonaro ou estão na base de apoio do governador Ratinho Junior (PSD). Outros 18 parlamentares não se posicionaram ainda, segundo levantamento do SOS Impeachment (conforme se posicionem, a lista será atualizada).

A esses parlamentares, a reportagem enviou a pergunta: “Parlamentar, estamos fazendo um levantamento em relação à abertura do processo de impeachment de Bolsonaro. Você acha que deve ser apreciado na Câmara? E é a favor ou contra o afastamento?"

Confira como se manifestam os parlamentares do estado:

A Favor

Aliel Machado – PSB
Enio Verri – PT
Gleisi Hoffmann – PT
Gustavo Fruet – PDT
Luciano Ducci – PSB
Zeca Dirceu – PT

Contra

Filipe Barros – PSL
Paulo Eduardo Martins -PSC
Pedro Lupion – DEM
Sargento Fahur – PSD
Aline Sleutjes – PSL
Diego Garcia – PODE
 

Sem posicionamento público até o momento

Aroldo Martins – REPUBLICANOS
Boca Aberta – PROS
Christiane de Souza Yared -PL
Felipe Francischini – PSL
Giacobo – PL
Hermes Parcianello – MDB
Leandre – PV
Luisa Canziani – PTB
Luiz Nishimori – PL
Luizão Goulart – REPUBLICANOS
Reinhold Stephanes Junior – PSD
Ricardo Barros – PP
Roman – PATRIOTA
Rubens Bueno – CIDADANIA
Schiavinato – PP
Sergio Souza – MDB
Toninho Wandscheer – PROS
Vermelho – PSD

Edição: Lia Bianchini