Rio Grande do Sul

Educação

Prefeito de Viamão revoga gestão democrática nas escolas municipais

Projeto de lei aprovado no final de 2020 estabelecia eleição para escolha de direções das escolas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto da gestão democrática das escolas de Viamão foi proposto pelo então vereador Adão Pretto Filho, e aprovado por maioria na Câmara da cidade. Prefeito Bonatto revogou ontem (14) a lei - Divulgação

O atual prefeito de Viamão, Valdir Bonatto (PSDB), revogou o projeto de lei 4997/20, que havia sido aprovado na Câmara de Vereadores da cidade. O projeto que virou lei estabelecia a gestão democrática das escolas do município, com a participação da comunidade escolar na escolha das equipes diretivas.

O projeto foi proposto pelo vereador da legislatura anterior, Adão Pretto Filho. Segundo ele, foi um projeto que conseguiu ser aprovado no final do seu mandato. Explicou ainda que a gestão democrática das escolas possibilitava a escolha dos diretores e vices, pela comunidade escolar, através de eleições diretas. Ele ainda completou:

"Um dos primeiros atos da gestão do prefeito Bonatto foi de revogar esse projeto que tinha virado lei. Os professores ficaram muito contentes com a iniciativa, não só eles, mas a comunidade escolar como um todo".

Nesse sentido, ressaltou que o projeto foi construído com debate e participação da comunidade escolar, e aprovado pela maioria dos vereadores.

"É importante frisar que gestão democrática faz parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade. É a participação efetiva dos vários segmentos que compõem a escola, retirando o caráter político-partidário-ideológico destas nomeações", completou.

Na justificativa do projeto, o então vereador havia afirmado que essa luta constante em busca da democratização da gestão escolar resultou na aprovação do princípio da gestão democrática na própria Constituição Federal.

Ressaltou também, que, gerida desta forma, saem fortalecidos os vínculos da comunidade escolar, potencializando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A revogação do projeto foi apreciada hoje (15), na Câmara de Vereadores de Viamão, e aprovada pela base do governo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko