Ceará

Internet

Conheça o médico e historiador Diego Vieira, o criador da página “Imagens e História”

Diego é fortalezense, professor de história e médico do SUS

Brasil de Fato | Crato (CE) |
“Se me fosse concedido um único desejo, eu queria ter o poder de mandar uma mensagem para o garoto pobre que um dia eu fui.” - Foto: Página Imagens História

Um uso interessante da internet e com diversos exemplos criativos, que vemos em algumas das redes sociais, é o da difusão de conhecimento e informação. Hoje encontramos muitas páginas que trabalham com esse tipo de conteúdo e em um caráter pedagógico.

Produzindo esse tipo de conteúdo, no Ceará, temos a página “Imagens & História”, que foi criada pelo fortalezense, professor de história e médico do SUS Diego Vieira. Ele nos conta da sua trajetória até chegar na página, “vim de família muito pobre, sem instrução, muito pobre mesmo, beirando a miséria absoluta. Passei fome na infância, estudei minha vida inteira em escola pública e sempre quis ser médico, mas achava que isso era uma realidade muito distante da minha família, porque eu sou a primeira pessoa da minha família a entrar no ensino médio, então sempre foi complicado.”

Mesmo diante do que poderia ser a fatalidade de um destino já traçado Diego persistiu, “acabei tentando outros cursos, entrei para História. Vindo de escola pública minhas referências sempre foram professores, acabei virando professor de História. Amava muito, tanto que emendei num mestrado em filosofia e eu estava no meio do doutorado em Antropologia quando eu tive a epifania - se eu tinha chegado tão longe eu podia chegar mais longe ainda - fiz o vestibular para Medicina e passei”. Toda a formação univeraitária de Diego aconteceu na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sobre as motivações para criação da página Diego conta que “era professor de história, dava aula em cursinho popular, sempre apaixonado por hstória, mas começou minha rotina na medicina e não consegui mais ter tempo para dar aula, então para manter o vínculo com a História, eu criei uma página no Instagram.”

Na página criada por Diego, que também seleciona e organiza tudo para a sua publicação, encontramos imagens que têm um importante valor histórico. A imagem vem sempre acompanhada de uma breve descrição. Outra característica interessante do trabalho desenvolvido por Diego é que ele tanto trabalha com fatos e acontecimentos antigos quanto contemporâneos. Além do rigor para garantir sempre a informação mais precisa.

Sobre a recepção do público e os comentários por vezes agressivos, Diego fala que dá pouca atenção a isso, mas sempre que tem algo ofensivo bloqueia o responsável. Ele deixa claro que seu objetivo é produzir um conteúdo historicamente embasado e que combata notícias falsas. “Não tenho pretensão nenhuma de ser digital influencer, a internet não é meu ganha pão” completa.

A imagem que abre essa matéria é uma das mais marcantes publicações da página, Diego historiciza e compartilha com seu público um trecho de sua história de vida, onde lança luz sobre a realidade em que vivem muitas pessoas no Brasil até hoje e mostra que elas também são dignas de entrar para a história. Prova disso são os mais de 1.800 comentários e mais de 31 mil curtidas. Para conhecer a página e ver os conteúdos publicados é só procurar @imagens.historia no Instagram.

Edição: Monyse Ravena