Rio Grande do Sul

Racismo

Não é primeira vez que a vereadora Nádia (DEM) faz polêmica com relação ao hino do RS

Em 2017, Nádia assinou recusa ao requerimento da então suplente de vereadora Laura Sito (PT), que hoje é titular

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Foto da ocasião da posse da atual legislatura na Câmara Municipal de Porto Alegre; é a primeira vez que a Casa têm uma bancada negra - Divulgação

Em 2017, a vereadora Nádia foi relatora de uma indicação que pedia à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma retificação do hino. O pedido foi protocolado pela vereadora suplente Laura Sito (PT), que hoje é titular e compõe a Bancada Negra, na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH).

A sugestão era modificar a frase “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo” criticada pelos movimentos sociais negros. Na nova letra proposta por Laura o trecho seria substituído por verso inspirado na poesia de Oliveira Silveira: “Povo que não tem virtude acaba por escravizar”.


Trecho de documento pedindo a retificação do hino estadual, retirando a frase racista / Reprodução

Em sua negativa ao pedido a vereadora Nádia, que na época estava no MDB do atual prefeito Sebastião Melo, disse que a proposta era “falaciosa”, “simplista” e “descompromissada com os valores do povo”. A vereadora que foi oficial da Brigada Militar antes de ser eleita, insinua ainda que nos dias atuais há uma “visão dualista” imposta pelos “ditos poderosos” “escravizando a massa dos deserdados da educação”.


Resposta para o requerimento, assinado pela Comandante Nádia, então a relatora e vice-presidente da Cedecondh / Reprodução

A vereadora Laura Sito (PT) que hoje é titular e compõe a Bancada Negra de Porto Alegre diz em vídeo publicado em suas redes sociais que a posição de Nádia é de quem relativiza o sofrimento do povo negro. “Foram séculos de brancos discutindo sozinhos as questões da cidade, mas agora chegamos e não somos um, nem dois, somos uma bancada e para nós o racismo é uma questão central”, afirmou Laura que é a primeira vereadora titular negra eleita pelo PT na capital gaúcha.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko