Rio de Janeiro

PANDEMIA

Testagem em massa para covid-19 começa na quinta-feira (3) em parte do estado do Rio

Em coletiva, governador em exercício e prefeito eleito da capital fluminense descartaram "lockdown"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Para conter o avanço da pandemia, governo do Rio anuncia aumento da fiscalização em estabelecimentos comerciais - Jaqueline Deister/ Brasil de Fato

A testagem em massa para covid-19 nas cidades do Rio, São Gonçalo e na Baixada Fluminense começa na quinta-feira (3). O anúncio foi dado pelo governador em exercício Claudio Castro (PSC), na tarde desta terça-feira (1) durante coletiva de imprensa no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul do Rio.

Segundo Castro, a fiscalização será intensificada nos estabelecimentos comerciais para garantir o cumprimento das determinações sanitárias de combate à covid 19.

“A Secretaria de Saúde começa, na quinta-feira, a testagem em massa com Rio, Baixada e São Gonçalo. E tudo com PCR, sem teste rápido. Os shoppings voltaram a melhorar a questão de fiscalização. Bares e restaurantes também. Estamos fazendo o possível. Fiscalizando, aumentando o número de leitos", disse Castro.

Leia mais: No Rio, pandemia fechou mais de 18 mil vagas de trabalho em bares e restaurantes

O prefeito eleito da cidade do Rio, Eduardo Paes (DEM), também esteve presente na coletiva. Ambos trataram das medidas de combate ao novo coronavírus. Na avaliação de Castro e Paes, o lockdown (isolamento total) e a mudança de bandeira, como ocorreu em São Paulo, estão descartados.

"Nosso futuro de secretário de Saúde já se encontrou com o governador. Os times vão trabalhar entrosados. Existe um conjunto de restrições que a gente precisa fiscalizar para que essas possam ser cumpridas, a população precisa colaborar conosco. Não há lockdown, não há quarentena, mas as pessoas precisam se cuidar", afirmou Paes.

Até esta terça-feira (1), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro registrou 357.982 casos confirmados de covid-19 e 22.683 óbitos no estado desde o início da pandemia. A capital fluminense lidera, com 13.358 mortes pela doença.
 

Edição: Jaqueline Deister