Pernambuco

ELEIÇÕES 2020

Yves Ribeiro (MDB) é eleito prefeito do Paulista com 57,5% dos votos

Após três gestões, PSB não consegue fazer sucessor; Francisco Padilha (PSB) teve 42,5%

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Yves ja foi prefeito do Paulista, Itapissuma e Igarassu e está indo para sétimo mandato como prefeito - Bárbara Soares

A cidade do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, foi a única do estado – além do Recife – em que houve disputa de 2º turno este ano. E a população escolheu interromper os anos do grupo liderado pelo atual prefeito Júnior Matuto (PSB) na prefeitura. O prefeito eleito é um antigo conhecido do povo paulistense: Yves Ribeiro (MDB), de 72 anos, foi prefeito do Paulista de 2005 a 2012, sendo o primeiro mandato pelo antigo PPS (hoje Cidadania) e o segundo mandato pelo PSB. Yves apoiou a candidatura do atual prefeito Júnior Matuto em 2012, mas a relação entre eles se rompeu e, após denúncias de corrupção contra Matuto, Yves se lançou como opção para a sucessão, agora pelo MDB. Ribeiro teve 83,7 mil votos, ou 57,5% dos votos válidos.

Yves Ribeiro (MDB) já foi prefeito de Itapissuma por duas gestões, de Igarassu também duas vezes e em seguida do Paulista, novamente reeleito. Ele chega ao seu 7º mandato de prefeito. Ele formou uma coligação pequena, apenas com Rede e PV, além do seu MDB. Mas no 2º turno recebeu apoio do vereador e candidato derrotado à prefeitura, Fábio Barros (PDT), além de setores do PT ligados à deputada estadual Teresa Leitão (PT), cujo partido está oficialmente na coligação de Padilha.

O candidato derrotado, Francisco Padilha (PSB), de 38 anos, era chefe de gabinete do atual prefeito e representava a continuação da atual gestão. Ele conseguiu formar uma coligação com 12 partidos de todos os espectros. Padilha alcançou 61,9 mil votos, ou 42,5% dos votos válidos. No primeiro turno Yves (MDB) teve 51,3 mil votos (35%), enquanto Padilha teve 38,4 mil (26,1%). A coligação que apoiou Francisco Padilha elegeu a maioria da Câmara de Vereadores.

O prefeito Júnior Matuto (PSB) sofre desde 2018 com uma investigação da Polícia Civil sobre os contratos de coleta de lixo no município com a empresa “i9 Paulista”. Já este ano, em julho, a Polícia Civil acusa a prefeitura de fraude na licitação, associação criminosa e peculato (desvio de verbas para benefício próprio) e conseguiu afastar Matuto do cargo por um mês, mas o prefeito voltou ao cargo em agosto deste ano e, dois meses depois, em outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu afastá-lo novamente. Após um mês fora da prefeitura, Matuto voltou ao posto no fim deste mês de novembro. Durante todo esse período de denúncias, o vice-prefeito Jorge Carreiro (PV) passou a fazer oposição a Matuto e colocou o seu partido na coligação do candidato opositor, Yves.

Com mais de 330 mil habitantes, Paulista é a 6ª maior cidade em população e tem o 10º Produto Interno Bruto (PIB) do estado, com pouco mais de R$ 4 bilhões. Localizada 17 quilômetros ao norte do Recife, a economia do município é movida principalmente pelo setor de comércio e serviços e pela indústria.

Edição: Vanessa Gonzaga