Rio de Janeiro

Qual a explicação?

STF pede que governo do Rio explique operações policiais em favelas após proibição

Ministro Fachin deu prazo de 5 dias para governador justificar; número de mortes durante ações disparou em outubro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo o ISP, número de mortes provocadas por intervenção policial no estado atingiu o patamar mais alto dos últimos seis meses em outubro
Segundo o ISP, número de mortes provocadas por intervenção policial no estado atingiu o patamar mais alto dos últimos seis meses em outubro - EBC Memória

Nesta quinta-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin deu um prazo de cinco dias para que o estado do Rio de Janeiro explique as razões do descumprimento da determinação da Corte de suspender as operações policiais durante a pandemia de covid-19.

Em seu despacho, Fachin pede as justificativas apresentadas pelo governo estadual, agora assumido por Cláudio Castro (PSC), ao Ministério Público (MP-RJ) para a realização das operações policiais. O MP-RJ também foi intimado a prestar contas sobre as investigações realizadas até o momento a respeito das mortes decorrentes de intervenção policial.

A decisão acontece um dia depois do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgar que o número de mortes provocadas por intervenção policial no estado atingiu o patamar mais alto dos últimos seis meses em outubro.

Leia também: RJ registra maior número de mortes durante ações policiais em seis meses

Também após denúncia enviada ao STF por entidades da sociedade civil, movimentos sociais das favelas fluminenses, mães de vítimas da violência policial e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). No documento, as organizações pedem a intimação do governador interino além dos Secretários de Estado de Polícia Militar e Polícia Civil para explicarem as ações policiais ocorridas durante a pandemia.

Segundo levantamento feito pela Defensoria Pública do Estado do Rio (DP-RJ), entre os meses de agosto e outubro, houve ações policiais no Morro dos Macacos, Morro da Coroa, Jacarezinho e Manguinhos, Lins de Vasconcelos e Conjunto de Favelas da Maré, todas na capital fluminense, além de Viradouro, em Niterói, KM 32, em Nova Iguaçu, e Mangueirinha, em Duque de Caxias.

Decisão do STF

Desde junho, decisão de Fachin - referendada em agosto pelo plenário do STF - estabelece suspensão das operações policiais no Rio durante a pandemia de covid-19, salvo em hipóteses excepcionais, que devem ser devidamente justificadas por escrito pela autoridade competente, com a comunicação imediata ao MP-RJ.

A decisão foi tomada como parte da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, que ficou conhecida como “ADPF das Favelas”. A medida, pautada no ano passado e analisada neste ano, pede que sejam responsabilizadas e sanadas as graves violações promovidas pela política de segurança pública do Estado do Rio à população das periferias e favelas. 

Edição: Mariana Pitasse