VITÓRIA

Resultados Eleições 2020: veja prefeitos de capitais eleitos no primeiro turno

Em sete capitais não haverá 2º turno; Macapá teve eleição suspensa por crise energética

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O empresário Alexandre Kalil foi reeeleito para a prefeitura de BH com vantagem histórica - Foto: Amira Hissa/Divulgação

Sete capitais brasileiras elegeram seus prefeitos no primeiro turno desse domingo (15), dispensando a necessidade de uma segunda ida às urnas. São os casos de Belo Horizonte, Salvador, Natal, Campo Grande, Florianópolis, Curitiba e Palmas. Por outro lado, a disputa eleitoral continua em 18 cidades do Brasil.

Confira os resultados com mais detalhes:

Em Belo Horizonte (MG), a ampla vantagem de Alexandre Kalil (PSD) caracterizada nas pesquisas foi confirmada, e o prefeito da capital mineira, reeleito com 64% dos votos. Bruno Engler (PRTB), segundo colocado e apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido), recebeu apenas 9% votos. É a maior diferença de votos entre dois candidatos da história de BH.

Na Bahia, Bruno Reis (DEM) foi eleito prefeito de Salvador com 64% dos votos, seguido por Major Denice (PT) com 18%, vantagem expressa anteriormente nas pesquisas de intenção de voto. Ele substituirá ACM Neto, político da mesma sigla que encerra o segundo mandato a frente do município.

Já no Rio Grande do Norte, o peessedebista Álvaro Dias foi escolhido para permanecer no cargo por 56% da população de Natal, vencendo o candidato Senador Jean (PT) e o delegado Leocádio (PSL).

Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é outra capital que escolheu o novo prefeito logo em primeiro turno. Marquinhos Trad (PSD) foi reeleito com 52% dos votos, enquanto Promotor Harfouche (Avante) ficou em segundo lugar com 11%. 

Em Florianópolis, Santa Catarina, no sul do país, Gean Loureiro (DEM) venceu os demais candidatos com 53% dos votos. Professor Elson (Psol), que aparecia em segundo lugar nas pesquisas, foi a escolha de somente 18% da população.

Com grande vantagem diante dos demais postulantes, Rafael Greca (DEM) também foi reeleito pelos curitibanos, no Paraná, com 59% dos votos. à frente de Goura (PDT), que teve 13%.

O mesmo aconteceu em Palmas, no Tocantins, onde Cinthia Ribeiro, do PSDB, foi reeleita. Palmas é a única capital brasileira onde não há segundo turno por ter menos de 200 mil habitantes. Neste caso, de acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ganha a eleição quem tiver mais votos. A tucana venceu a eleição com 36% dos votos.

Segundo turno 

O MDB, com sete candidatos, é o partido que terá mais candidaturas disputando o segundo turno nas capitais brasileiras. Em seguida, uma série de legendas com três representantes cada: PSDB, Podemos, PSB, Republicanos e PP. PT, PDT e PSOL possuem dois concorrentes cada. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho