Rio de Janeiro

ELEIÇÕES

Ibope: Boca de urna aponta Eduardo Paes e Crivella no segundo turno

Instituto de pesquisa entrevistou 5 mil eleitores na capital fluminense neste domingo (15)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Votação RJ
Durante a manhã, filas em zonas eleitorais foram registradas em diversos bairros da cidade - Eduardo Miranda

O Instituto Ibope realizou pesquisa de boca de urna com 5 mil eleitores neste domingo (15) e afirma que Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) disputarão o segundo turno da eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo a sondagem, realizada ao longo do dia de votação, Paes tem 39% dos votos válidos enquanto Crivella tem 20%.

Leia também: Com segundo turno indefinido, candidatos à Prefeitura do Rio votam neste domingo (15)

A candidata do Partidos Trabalhadores, Benedita da Silva, tem 14% dos votos válidos, enquanto a deputada Martha Rocha (PDT) alcança 11% das intenções de voto. Na pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Luiz Lima (PSL) alcança 6%; Renata Souza (Psol), 4%, Bandeira de Mello (Rede), 2%; Clarissa Garotinho (Pros), 1%.

Votos válidos são considerados apenas os votos dados para cada candidato e excluem votos brancos, nulos e indecisos, que somam 15%, segundo o Ibope.

Votação

Ao longo do dia, algumas zonas eleitorais da capital fluminense registraram filas. Um dos motivos foi a falha apresentada no aplicativo de celular e-Título, que permitiu a eleitores com biometria cadastrada votarem sem a necessidade de apresentação de documento físico. Mas algumas pessoas que tiveram mudança de zona eleitoral não conseguiam consultar o novo local de votação.

O Tribunal Superior Eleitoral também havia recomendado que, por medidas de segurança em função da pandemia da covid-19, as pessoas acima de 60 anos tivessem prioridade para votar entre as 7h e as 10h. Em algumas zonas eleitorais, filas se formaram a partir das 10h, quando a maior parte dos eleitores compareceu para a votação.

Até as 14h30 deste domingo (15), 356 urnas eletrônicas haviam sido substituídas em todo o estado, segundo boletim do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A capital teve 199 urnas trocadas em decorrência de problemas técnicos.

Edição: Eduardo Miranda