Fique ligado

Saiba como acompanhar a apuração das eleições municipais pelo celular

É possível visualizar os votos apurados bem como os resultados das seções eleitorais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 15 de novembro - Marcos Santos/USP Imagens

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou dois aplicativos para o eleitorado acompanhar a apuração dos votos das eleições municipais deste ano. Por meio do app “Resultados”, é possível seguir os números apurados; e por meio do “Boletim na Mão”, é disponibilizada uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais. Também é possível acompanhar a apuração pelo site do TSE.

:: Cobertura Eleições 2020 ::

Ambos podem ser instalados gratuitamente através das lojas Google Play e App Store, a depender do sistema telefônico. Quanto ao aplicativo “Resultados”, depois de baixá-lo, o eleitor escolhe a unidade da federação e município. Feito isso, ainda é possível visualizar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador do município escolhido. 

Em relação ao aplicativo “Boletim na Mão”, após o encerramento da votação, a urna eletrônica imprime um relatório com o total de votos, conhecido como Boletim da Urna, cujo QRcode pode ser lido pelo aplicativo. Para ler o código, é necessário estar conectado com a internet apenas na primeira leitura. 

::Eleições 2020: plataforma mapeia iniciativas para qualificar escolha dos eleitores::

Segundo o TSE, a novidade contribui para aumentar a transparência das eleições, uma vez que com os resultados das seções eleitorais em mãos, o eleitor poderá comparar os resultados.

 

Edição: Daniel Lamir