Rio Grande do Sul

MOBILIDADE URBANA

Feiras ecológicas da Redenção selam parceria com transporte não poluente

A partir deste sábado (14), frequentadores da José Bonifácio terão desconto em pulos da Grilo Mobilidade

Porto Alegre | BdF RS |
Para facilitar e agilizar o embarque dos usuários, parte da frota de veículos da empresa estará disponível no entorno da José Bonifácio - Tiago Trindade

Uma parceria entre as Feiras Ecológicas da Redenção – Feira dos Agricultores Ecologistas e Feira Ecológica do Bom Fim –, a Associação Agroecológica e a Grilo Mobilidade vai proporcionar a partir deste sábado (14) uma forma ecologicamente correta, cômoda e barata de ir e voltar das feiras da Avenida José Bonifácio.

Quem chamar o triciclo elétrico pelo aplicativo aos sábados, entre 6h e 14h, terá um desconto de 10% no valor do pulo – como são chamadas as corridas –, fazendo com que a maior parte das viagens custe menos do que uma passagem de ônibus. O deslocamento ainda tem a vantagem de não poluir e contribuir com a melhoria da mobilidade urbana.

Para usufruir do desconto, os frequentadores das feiras devem inserir o código FEIRASECO10 na hora de solicitar um Grilo, através do aplicativo grilomobilidade (já disponível para Android e iOS).

Com a vantagem, o valor da tarifa fechada para pulos de até 5 km, que seria de R$ 4,39, cai para R$ 3,95. O valor extra cobrado para deslocamentos maiores ou serviços como carregamento de sacolas e guarda-chuva também terá aplicados os 10% de desconto. Para facilitar e agilizar o embarque dos usuários, parte da frota de veículos da empresa estará disponível no entorno da José Bonifácio, para embarque imediato.

A parceria faz parte de uma estratégia das feiras ecológicas de pensarem seus espaços para além de um local de comercialização de alimento saudável, livre de agrotóxicos, atuando como fomentadoras de processos de educação ambiental e social e reflexão sobre os hábitos e seus impactos na natureza. São exemplos as ações Feiras Zero Sacolas Plásticas, bem como o pioneirismo na adoção de um amplo Plano de Contingenciamento à Covid-19, que continua em operação e tem feito dos locais os mais seguros para compra de alimentos em Porto Alegre.

Veja as vantagens

• Triciclos elétricos, não poluentes – Por não contar com motor à combustão, não utiliza combustível fóssil (não renovável) nem emite CO2 na atmosfera (gás causador do efeito estufa). Também evita a poluição sonora, pois o motor é silencioso.

• Utilização de veículos de uso compartilhado – Menor ocupação das vias públicas por carros, contribuindo com a fluidez do trânsito.

• Comodidade – Usuário não precisa dirigir nem buscar vagas de estacionamento quando chega nas feiras.

• Economia – A maioria das viagens terá um custo menor do que uma passagem de ônibus.


A parceria faz parte de uma estratégia das feiras ecológicas de pensarem seus espaços para além de um local de comercialização de alimento saudável / Tiago Trindade

Sobre a Grilo Mobilidade

A Grilo é uma empresa porto-alegrense que oferece serviço de corridas de distância curta com veículos triciclos 100% elétricos não poluentes em cabine fechada, modelo tuk-tuk, com a capacidade de carregar até duas pessoas por vez ou uma pessoa e um bom volume de compras.

Os “pulos”, como são chamadas as corridas, estão em operação desde 11 de julho de 2020.

As baterias dos triciclos são de lítio, a mesma dos celulares, sendo carregados diariamente em um Hub da marca, na região central da cidade.

Por enquanto, a área de cobertura/atendimento compreende os bairros Auxiliadora, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Moinhos de Vento, Mont’Serrat e Rio Branco.

O valor do pulo é fixo para deslocamentos de até 5 km. Para corridas maiores o aplicativo calcula antecipadamente o valor extra.

Tem como serviços extras (diferenciais) coleta e entregas de encomendas.

O serviço funciona por aplicativo (disponível para Android e iOS). O cliente baixa o app e paga por cartão de crédito.

A Associação Agroecológica e a Grilo Mobilidade já estão conversando para estender esta parceria para as outras sete feiras ecológicas da Capital que estão em funcionamento. Isso vai depender da ampliação da área de operação dos triciclos e parceria com as unidades de feiras.

* Com informações de Anahi Fros e Elson Schroeder, assessores de comunicação da Feira Ecológica do Bom Fim e da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE).

 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko