MOBILIZAÇÃO

Trabalhadores rurais protestam por regularização de terras na zona da mata de PE

BR’s 101 e 232 foram bloqueadas. Além de regularização, pauta também pede fim do conflito fundiário nas comunidades

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Mais de 95 Boletins de Ocorrência foram registrados nos últimos meses relacionados aos conflitos por terra na região - CPT PE

Cerca de 500 trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de diversos municípios da Zona da Mata de Pernambuco fizeram, na manhã desta segunda-feira (9), um protesto nas BRs 101 Sul, em Palmares, e na BR 232, na altura do Parque Aquático de Moreno. 

Os agricultores e agricultoras cobram do Governo de Pernambuco a regularização de suas terras, assegurando-lhes o direito que possuem de permanecer nelas, trabalhando e produzindo alimentos. As famílias esperam ser ouvidas pelo governador Paulo Câmara (PSB). A mobilização dos camponeses e camponesas está sendo acompanhada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Famíliar de Pernambuco (FETAPE) e pela Arquidiocese de Olinda e Recife. 

Atualmente, mais de 1,5 mil famílias agricultoras posseiras que vivem em comunidades camponesas na Mata Sul e Norte, há várias décadas, encontram-se ameaçadas de expulsão e vítimas de violações de direitos humanos promovidas por empresas dos ramos imobiliário, sucroalcooleiro e pecuarista, que exploram economicamente a área. Os casos mais graves localizam-se nos municípios de Jaqueira, Maraial, Catende, Barreiros e Tamandaré, todos na Mata Sul.  

::MP 910 entrega área pública maior que o estado da Bahia para grileiros::

Elas também reivindicam que o judiciário cobre as dívidas milionárias das usinas que funcionavam na região e investiguem os cartórios pelos registros de terras com valores abaixo do preço de mercado, caracterizando a regularização de terras griladas.  

Até que a regularização de suas posses não seja concretizada, as famílias cobram a implementação de medidas que lhes garantam segurança e inibam a violência a que estão submetidas, como ameaças de morte, perseguições, tentativas de assassinato, destruição de lavouras, contaminação de fontes de água, vigilância com drones, cárcere privado, entre outras violações.    

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), mais de 95 Boletins de Ocorrência foram registrados nos últimos meses relacionados aos conflitos por terra na região. Contudo, até o momento, nenhuma denúncia registrada pelas famílias agricultoras contra as empresas resultou em investigação.    

Desde o mês de março - quando as violações se tornaram mais constantes -, representantes das comunidades ameaçadas vêm buscando, sem resultado, dialogar diretamente com o Governador Paulo Câmara. Mesmo após audiências e reuniões com órgãos de governo, a situação ainda não teve nenhuma resolução.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga