Paraná

ESPORTE

Quando o futebol diz que não aceita estupro

Maioria dos grandes clubes se posicionou contra sentença de “estupro culposo”

Curitiba (PR) |
O Coritiba foi um dos clubes que fez campanha contra o estupro - Divulgação

Numa unanimidade rara, na terça, 3, os maiores clubes brasileiros se posicionaram em suas redes sociais contra a sentença que absolveu um acusado de estupro em Santa Catarina. Com a mensagem “estupro culposo não existe”, por exemplo, os três maiores times da capital do Paraná se posicionaram. 

O mesmo aconteceu em Minas, em que Atlético, Cruzeiro e América postaram mensagens com teor parecido questionando a vítima ser culpabilizada no julgamento e o réu sair inocentado. 

Em São Paulo, os maiores clubes também se posicionaram. Palmeiras, São Paulo e Corinthians adotaram a mesma linha de que é necessário respeitar as mulheres. Até onde se sabe, a exceção foi o Santos, talvez por conta da repercussão negativa do caso Robinho. Inter, Grêmio, Chapecoense, Sport, Fluminense, Botafogo, Flamengo, Goiás, Bahia, entre outros, também se publicaram mensagens. 

Segundo o jornalista Juca Kfouri, em seu blog, “Os clubes de futebol estão conclamando seus torcedores a denunciarem violência contra mulher e solidariedade à Mari Ferrer. Juiz, promotor, advogado do réu e, é claro, o acusado que acabou inocentado no monstruoso julgamento em Santa Catarina devem estar surpresos com a reação da sociedade brasileira”, disse. 

Futebol e machismo 

A ação dos clubes foi interessante, mas como questionou a jornalista Ana Thaís Matos, do SporTV, é necessário ver se há um verdadeiro engajamento contra a violência. “Você põe na rede social, o torcedor repercute, os jornais repercutem, mas e quais as ações práticas feitas dentro dos clubes para de fato melhorar o ambiente para as mulheres? 

Edição: Gabriel Carriconde