Paraná

EDUCAÇÃO

Mães são contrárias à militarização das escolas estaduais no Paraná

Em entrevista ao Brasil de Fato, as famílias explicaram os motivos que as fizeram não aderir ao projeto do governo

Curitiba (PR) |
Proposta do governo Ratinho Jr quer militarizar mais de 200 escolas públicas no PR - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em 26 de outubro o governador Ratinho Jr anunciou a transformação de 200 colégios públicos estaduais em escolas militarizadas. Professores, alunos, pais e mães foram surpreendidos com a proposta, já que em nenhum momento anterior o tema foi debatido junto à comunidade. A Secretaria de Educação, após aprovação do projeto na Assembleia Legislativa, convocou mães, pais ou responsáveis para irem às escolas votar pela adesão ou não à militarização. Famílias ouvidas pelo BDF-PR se posicionaram contrárias ao projeto e disseram que não houve explicação da proposta e que as escolas não atendiam critérios definidos pelo governo, como vulnerabilidade e baixo rendimento. 

Juliana Santos, mãe da Ana Julia, aluna do 6º ano 

“Como mãe. votei não à militarização da escola. Primeiro, entendendo que a escola não possui os requisitos de vulnerabilidade e baixo rendimento no Ideb. Aqui no bairro, é uma referência, foi revitalizada graças à atuação da diretora com a comunidade, tem curso de línguas, prática de esportes, entre outros projetos. Eu acho que a militarização vem acabar com todos esses projetos, incluindo o Eja, que eu mesma cursei e o curso de Línguas. Além disso, essa votação foi em cima da hora e não foi explicada a proposta para os pais. 

Matilde Aparecida Antunes, mãe de 6 filhos, dois estudam em colégio estadual 

“Eu sou contra esse projeto porque temos um ótimo diretor, excelentes professores. Meu esposo estudou nesse colégio, e minhas duas outras filhas também. Eu não tenho nada a reclamar, só a agradecer. Eu tenho um filho com epilepsia que estuda lá e sempre foi acompanhado de perto pela equipe pedagógica. Se esse projeto for aprovado, meu filho já não irá poder  estudar lá, porque vai ter outra proposta.“ 

Luciana Mendes, mãe do  Enzo, aluno do 8º ano de escola estadual 

“Sou contra porque a gestão, equipe pedagógica do colégio que meu filho estuda são excelentes, acolhedores e sempre dialogaram e posicionaram aos pais sobre tudo o que acontece na escola. Sou fã do jeito que eles conduzem a educação e acredito que não é preciso mudar. Se tem melhorias que o governo quer fazer, que faça com a gestão que já existe.” 

 

Edição: Gabriel Carriconde